(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Autocaravanismo é uma «tendência emergente» em Portugal

Autocaravanismo é uma «tendência emergente» em Portugal

O ano de 2020 mostrou o crescimento da tendência do autocaravanismo em Portugal. O ano passado, a Yescapa – plataforma de aluguer de autocaravanas e campervans, gerou um volume de negócios no valor de 1, 96 milhões de euros, o que se reflete num crescimento de 97% face ao período homólogo.

Segundo os dados da Yescapa Portugal, houve um elevado aumento do número de viagens em 2020, passando de 1 670 para 2 867, sobretudo entre Maio e Outubro, período em que se registaram cerca de 2 300 viagens. Junho foi o mês com mais reservas de sempre na Yescapa Portugal. A maior parte das partidas ocorreu na zona geográfica de Lisboa e 15% das reservas são feitas por locatários que querem experimentar esta forma de viajar antes de adquirir a própria autocaravana.

A duração média das reservas é de uma semana, um número que se manteve idêntico entre 2019 e 2020. Regista-se também uma tendência de reserva de última hora, com a marcação feita apenas uns dias antes da partida. Entre os países em que a Yescapa actua, Portugal ocupa o terceiro lugar do destino mais visitado, tendo sido o mais reservado por estrangeiros.

O perfil dos viajantes portugueses situa-se entre os 35-50 anos, com dois filhos. A maioria (64%) escolhe o autocaravanismo para as suas viagens em família, seguindo-se férias em casal e com amigos. Os utilizadores da Yescapa Portugal escolheram maioritariamente Portugal como destino para viajar em 2020, destacando-se as zonas do Alentejo e Costa Vicentina. Houve também um aumento na procura de viagens para o interior do país e praias fluviais.

Maria Liquito, Country Manager da Yescapa Portugal afirma que: «Verificámos que a procura por segurança, distanciamento e liberdade tem levado os portugueses a escolher esta forma de viajar. Aliás, muitos experimentaram, pela primeira vez, viajar de autocaravana». Acrescentou ainda que prevê que «o Verão de 2021 seja um pouco idêntico ao do ano passado, com reservas de última hora. Acreditamos que a tendência do autocaravanismo se irá manter e que o slow tourism vai continuar a ganhar cada vez mais adeptos».

A Yescapa tem trabalhado na sua expansão a nível europeu. Já em 2021, adquiriu a empresa concorrente alemã ShareaCamper e iniciou actividade na Suíça, somando a presença em mais de nove países europeus. Em 2020, a empresa criou também uma política de cancelamento flexível, em que é possível cancelar a viagem sem custos até 48h antes da partida. A Yescapa reforçou, ainda, as preocupações relacionadas com limpeza e desinfecção dos seus veículos, ao criar um conjunto de boas práticas para proprietários e locatários.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos