
Nuno Ferrand é o vencedor do Grande Prémio Ciência Viva 2022
O biólogo Nuno Ferrand, o físico Pedro Abreu e a rubrica semanal da RTP 1 Minuto Verde, da autoria da Quercus, são os vencedores dos Prémios Ciência Viva deste ano.
O biólogo Nuno Ferrand, o físico Pedro Abreu e a rubrica semanal da RTP 1 Minuto Verde, da autoria da Quercus, são os vencedores dos Prémios Ciência Viva deste ano.
De olhos postos no futuro, uma equipa de investigadores e alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver um projecto que aposta na criação de um processo inovador para reciclar resíduos de painéis solares, que são altamente tóxicos para o meio ambiente, através da utilização de bactérias que os captam, permitindo a sua utilização em áreas como a Biomedicina e a Biotecnologia.
Daniela Rodrigues, investigadora do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é hoje distinguida com o Prémio Maria de Sousa, no valor de 30 mil euros, no âmbito do seu projeto UPSEE Health – Experiência sensorial dos espaços urbanos e o impacto na saúde.
Mais de três centenas de investigadores e técnicos operacionais de todo o mundo vão participar na IX Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais que vai ter lugar, em Coimbra, entre os dias 11 e 18 de Novembro.
O projecto NerveGen, de produção (por impressão 3D) de dispositivos médicos biodegradáveis para regeneração nervosa periférica, é o vencedor da 1.ª edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires, atribuído pela Universidade de Coimbra (UC). O galardão foi entregue esta quarta-feira, dia 9, a Jorge Coelho, docente e investigador do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, responsável pelo projecto, durante o evento Inovação@UC, realizado no Convento São Francisco (Coimbra).
Uma equipa do Laboratório de Antropologia Forense da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) participou no projecto internacional Bakeng se Afrika, que teve como principal objectivo desenvolver um repositório digital de remanescentes ósseos humanos.
Um estudo da Universidade de Coimbra (UC) que analisou a participação de mulheres de 30 países europeus em rastreios oncológicos do cancro da mama (com realização de mamografia) e do cancro do colo do útero (através de citologia) revela que continua a prevalecer grande desigualdade na realização destes rastreios entre mulheres com maior e menor rendimento. O artigo científico destaca ainda situações de sobreutilização (realização excessiva de exames) e de subutilização extrema (ausência de qualquer exame), em mulheres que integram os grupos-alvo que devem ser sujeitos a rastreamento com regularidade.
Um estudo desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) demonstrou que métodos de espectroscopia vibracional, técnicas não invasivas e altamente sensíveis, são eficazes na detecção precoce de cancro, a segunda causa de morte a nível mundial.
Desvendar os impactos que o conhecimento e o uso de diferentes línguas podem ter na tomada de decisão, em domínios políticos, sociais e económicos, é o objectivo do projecto de investigação “TypoMetaLing: Effect of linguistic experience on metacognition in language tasks and transfer to non-linguistic behavior”, que conquistou financiamento de 1,5 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação (ERC).
No âmbito do projecto "DiMEd - Dieta Mediterrânica: multidimensionalidade como suporte à educação e formação profissional", o Centro Ciência Viva de Tavira em parceria com a Universidade do Algarve, está actualmente a desenvolver recursos educativos em formato digital sobre as diferentes vertentes da Dieta Mediterrânica. Os primeiros recursos já foram disponibilizados na página do projecto (https://dimed.cvtavira.pt/) e compreendem as temáticas do Conceito e Património da Humanidade, Paisagens Culturais Mediterrânicas e Dieta Mediterrânica como Modelo de Sustentabilidade. Estes recursos compreendem materiais de apoio ao professor/formador (i.e. Guião de Aprendizagens) e diferentes recursos (e.g. infografias, vídeos, quizzes, folhetos, fichas de trabalho, exercícios) para aplicação em contexto de sala/sessão e trabalhos autónomos.