A ciência e a tecnologia vão dominar a agenda dos próximos dias. É a Semana da Ciência e da Tecnologia 2022, com visitas guiadas a laboratórios, palestras em escolas com investigadores, actividades experimentais e saídas de campo para todas as idades, num total de mais de 600 acções gratuitas de norte a sul do país.
Hoje, dia 19, sábado, o Expolab – Centro Ciência Viva, na Ilha de S. Miguel, Açores, convida miúdos e graúdos a descobrirem através da experimentação a “Física no dia-a-dia”, tendo por base a obra com o mesmo nome do divulgador de ciência Rómulo de Carvalho.
No dia 20, domingo, o Museu do Vinho e da Vinha organiza uma visita guiada que dará a conhecer as tecnologias de lagar e os processos de vinificação da região demarcada de Bucelas. Os participantes irão ter contacto com uma ferramenta interactiva tecnológica em realidade aumentada (“Do bacelo ao copo”) e fazer uma prova de vinhos DOC da região.
No dia 21, segunda-feira, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro abre as suas portas dando a conhecer as rotinas do diagnóstico e da investigação no Laboratório de Patologia Veterinária, a investigação que realiza na engenharia genética e micropropagação de plantas, entre outras actividades, muitas delas disponíveis também nos outros dias desta semana.
No dia 22, terça-feira, a equipa da ERC Synergy Grant 4OCEANS, da Universidade Nova de Lisboa, convida o público a experienciar o dia-a-dia deste laboratório dedicado ao estudo do oceano. Amostras de ossos de baleias, fotogrametrias, 3D, fontes históricas, mergulho, sereias e monstros marinhos serão alguns dos elementos a explorar.
No dia 23, quarta-feira, o Centro Ciência Viva de Lagos mostra que a ciência não tem idade numa actividade dirigida ao público sénior em que ficará comprovada a importância das abelhas no equilíbrio dos ecossistemas.
No dia 24, quinta-feira, celebra-se o Dia Nacional da Cultura Científica, com entrada gratuita em toda a Rede Nacional de Centros Ciência Viva. O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva comemora 24 anos de actividade com uma programação noturna especial que inclui a conversa “O Universo no tempo de Camões”, com Vítor Bonifácio, e a apresentação da sessão “O Céu dos Lusíadas”.
No dia 25, sexta-feira, os cientistas do Instituto Gulbenkian da Ciência vão à Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras, conversar com os alunos sobre a importância do método científico. Numa sessão informal, os estudantes irão identificar hipóteses e fazer a sua validação, tendo por base casos de investigação já publicados pelo IGC.
No dia 26, sábado, o Carsoscópio – Centro Ciência Viva do Alviela organiza um Café de Ciência com Mário Rui Silvestre, romancista e historiógrafo, autor do livro O rio que Lisboa bebeu, e Bárbara Bruno, da EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA. O biólogo José Manuel Alho irá moderar esta conversa sobre a água da nascente do Alviela, a mais importante do Maciço Calcário Estremenho, que integra as Serras de Aire e Candeeiros.
No dia 27, domingo, o Ecomuseu Municipal do Seixal propõe uma viagem ao tempo dos romanos, época em que a cidade foi rica em ouro, havendo ainda hoje vestígios dessa exploração. A mina de ouro de Vale de Gatos, na Cruz de Pau, é um desses exemplos apresentando uma área superior a 10 hectares de redes de galerias e poços.
Programação completa da Semana da Ciência e da Tecnologia aqui!