A plataforma umpassoafrente.pt será lançada esta segunda feira dia 23, à meia noite, para sistematizar faltas e fazer chegar equipamentos de proteção a médicos, bombeiros, enfermeiros, e a todos os profissionais empenhados no combate à pandemia provocada pela COVID-19. Neste site, os profissionais na 1ª linha do combate ao Coronavírus vão poder identificar de forma rápida o material que falta em cada estabelecimento de saúde.
Esta plataforma destina-se a profissionais de saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros e bombeiros, e consiste num site (www.umpassoafrente.pt) onde podem identificar o material em falta em cada unidade dos diferentes estabelecimentos de saúde. Esta identificação rápida vai ajudar o SNS, fornecedores e a própria comunidade a apoiar no abastecimento desse material.
Para nos mantermos um passo à frente do coronavírus é fundamental que os profissionais de saúde, que estão na primeira linha de combate à COVID19, tenham todas as condições para se protegerem e para continuarem a salvar vidas. Cada médico, enfermeiro ou bombeiro que é contagiado é menos um a combater o COVID19.
Apenas os materiais em falta e as respetivas unidades hospitalares serão tornadas públicas. Desta forma, e em tempo real, dar-se-á conhecimento às entidades competentes, como a DGS, mas também a fornecedores, qual o material em falta, permitindo uma melhor gestão e resposta do esforço logístico e financeiro.
Nesta plataforma também será possível identificar outras necessidades dos profissionais de saúde, para que voluntários possam também eles ajudar nas mais pequenas coisas, como o alojamento para os profissionais cumprirem o isolamento profilático, ou mesmo na recolha de compras.
A plataforma irá igualmente promover as campanhas da ‘SIC Esperança’, assim como da Direção-Geral da Saúde, para recolha de donativos de resposta à crise da COVID-19.
‘Portugal, um passo à frente do Coronavírus’ é um movimento informal da sociedade civil liderado pelo médico Ricardo Baptista Leite com o propósito único, com base no voluntariado de quem quiser colaborar, de promover ações que contribuam para o atraso do número de novos casos de COVID-19 no nosso país.
Mais informações em www.umpassoafrente.pt, ou em info@umpassoafrente.pt