Dia Mundial da Saúde: Ordem dos Psicólogos Portugueses alerta para o impacto psicológico das doenças crónicas
Pessoas com doença crónica têm uma probabilidade 2 a 3 vezes superior de desenvolver problemas de saúde mental
Pessoas com doença crónica têm uma probabilidade 2 a 3 vezes superior de desenvolver problemas de saúde mental
A cada hora, em Portugal, cerca de três pessoas têm um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e uma delas não sobrevive. A propósito do Dia Nacional do Doente com AVC, assinalado anualmente a 31 de março, a Iniciativa Fast Heroes 112 alerta que o AVC continua a ser uma das principais causas de morte e perda de anos vividos com qualidade de vida no País, relembrando que as crianças podem ser a chave para salvar mais vidas.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) continua a ser a principal causa de morte e incapacidade em Portugal. A Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos alerta para a importância da reabilitação e integração, também profissional, após o AVC, até como forma de minimizar a perda de qualidade de vida dos sobreviventes, seus familiares e cuidadores. Estudos recentes apontam já que 30% dos Acidentes Vasculares Cerebrais atingem pessoas que estão em idade ativa, tendo que interromper a sua atividade profissional. Este alerta surge no âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala no dia 31 de março.
Um estudo multinacional – com o envolvimento de 802 participantes, dos quais 154 portugueses, e que contou com a participação da Universidade de Coimbra (UC) – revela que uma nova técnica de ressonância magnética pode contribuir para a melhoria do diagnóstico e acompanhamento de doenças do fígado, em particular a doença hepática esteatótica associada a disfunção metabólica, que consiste no excesso de gordura nas células do fígado.
No próximo dia 31 de março, assinala-se o Dia Nacional do Doente com AVC, uma efeméride fundamental para reforçar a consciencialização sobre a prevenção, reconhecimento e resposta adequada ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Sob o mote "Pare o AVC. Junte-se a nós", a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), com o apoio de várias Unidades Locais de Saúde, outras instituições de Saúde e Câmara Municipais, promove iniciativas destinadas a ampliar o impacto da mensagem junto da população.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve vai ter um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se comemora a 31 de março. O objetivo é sensibilizar a comunidade e os profissionais de saúde para a temática, assim como atualizar os especialistas sobre a Via Verde AVC e o seguimento dos doentes nos cuidados de saúde primários.
ULS Algarve, ABC e Câmara de Loulé adquirem equipamento PET-TAC em falta na região
Tiago Botelho agradece “o contributo extremamente positivo e a postura correta e colaborativa da Ordem dos Enfermeiros”
Uma das reflexões mais poderosas que poderão representar a ideologia e pós-colonial encontra-se nas palavras de James Baldwin, em Stranger in the Village (1955): “As pessoas estão presas à história, e a história está presa nelas.”, capturando a profundidade com que o passado colonial continua a moldar o presente, não só nas nossas relações intergrupais, mas também nas emoções que envolvem a memória deste passado.
No final do mês de fevereiro, o Serviço de Dermatologia voltou a ter programa operatório próprio para os seus doentes, rentabilizando assim as salas de bloco operatório do Hospital Terras do Infante (HTI), em Lagos. A atividade cirúrgica daquela especialidade foi finalmente retomada neste hospital do SNS na região do Algarve, após a rescisão dos contratos da equipa médica de Dermatologia, em 2021, com o então Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).