O Hospital Particular do Algarve de Gambelas (Faro) foi a primeira unidade em Portugal a iniciar-se nas biópsias prostáticas por microecografia, sendo que passados cerca de nove meses comemora o seu 100º procedimento, nesta área inovadora da urologia.
Os sistemas de ecografia convencionais operam habitualmente em frequências que variam entre 5 a 7 MHz. Recentemente, desenvolveram-se sistemas ecográficos inovadores que operando a frequências mais elevadas (21 a 29 MHz), melhoram a resolução da imagem em cerca de 300%. Este incremento na resolução espacial, como acontece com a microecografia prostática, permite uma visualização e caraterização mais detalhada e precisa das imagens, permitindo também a identificação de regiões suspeitas de malignidade, aumentando a probabilidade de detecção do cancro.
Além disso, estes sistemas têm contribuído também para a estratificação de risco de carcinoma prostático, com uma taxa de detecção precoce e elevada para a doença de alto risco, possibilitando ao mesmo tempo uma redução na detecção da doença insignificante e, consequentemente restringir a instituição de terapias desnecessárias.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados que temos obtido”, revela o Prof. Doutor Tiago Rodrigues, Urologista e grande impulsionador desta técnica. “Chegar ao 100º procedimento, com um apuramento de 68% de casos com cancro da próstata, é efectivamente motivo de grande satisfação. Significa que conseguimos realizar diagnósticos precoces com este exame, mas significa sobretudo que fomos capazes de melhorar a sobrevida e qualidade de vida dos doentes”.
Acreditamos que a inovação tecnológica só acrescenta valor nestes termos: quando é capaz de fazer a diferença na vida das pessoas e, a biópsia prostática por microecografia trouxe-nos essa possibilidade.
O carcinoma da próstata é a neoplasia maligna mais frequentemente diagnosticada no sexo masculino no mundo ocidental e a segunda causa de morte por cancro nos homens. Estes indicadores revelam a importância de um diagnóstico precoce e de um estadiamento preciso para a implementação de uma terapêutica adequada, atempada e personalizada.
Sobre o Grupo HPA Saude:
O Grupo HPA Saúde, fundado em 1996 com a abertura do primeiro hospital em Alvor, é hoje um dos grupos hospitalares de referência da saúde privada portuguesa. Reúne diversos hospitais e clínicas que cobrem toda a região do Algarve, mas também o Alentejo e a ilha da Madeira. Além das unidades de prestação directa de cuidados, o Grupo HPA Saúde inclui outras valências como serviço de transporte de doentes, parafarmácias, laboratórios de análises clínicas, centros de imagiologia e de intervenção cardiovascular.
É constituído por 4 unidades hospitalares: O Hospital Particular do Algarve - Alvor , Hospital Particular do Algarve - Gambelas - Faro e Hospital Particular da Madeira – Funchal (todos 24horas); Hospital Particular do Alentejo - Sines e mais de 14 Clínicas em vários pontos da região Algarvia, Alentejo e Madeira. De salientar que o HPA– Unidade de Gambelas | Faro - é o único hospital da região do Algarve acreditado pela Joint Commission International
O Grupo HPA Saúde prima pela sua solidez que assenta no rigor profissional das suas equipas, na inovação das intervenções e na diferenciação tecnológica. Fiel à sua missão, foca toda a sua actividade no seu lema "A sua saúde é de particular importância".