(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

APDP propõe recuperação do IVA suportado pelas IPSS’s

Orçamento do Estado 2023
APDP propõe recuperação do IVA suportado pelas IPSS’s

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) apresentou uma proposta que determina a recuperação do IVA suportado pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), na passada quarta-feira (2/11), à Comissão de Orçamento e Finanças. A aceitação foi positiva por parte de todos os partidos presentes.

“As IPSS's da Saúde são sobrecarregadas com o IVA que suportam nas aquisições. Esta situação condiciona a actividade destas instituições e retira-lhes recursos para investirem nos serviços de saúde, predominantemente gratuitos, que prestam à comunidade.”, explica Martins Alfaro, fiscalista e membro dos corpos gerentes da APDP.

A associação propôs aos partidos o aditamento ao OE 2023 da recuperação do IVA suportado pelas IPSS’s, adiantando que “faria todo o sentido que o IVA suportado pudesse ser recuperado pelas IPSS’s da área da saúde como contrapartida das funções sociais únicas que estas preenchem, podendo assim dedicar esses recursos às causas de interesse social que constituem a sua missão e a sua razão de ser.”, afirma o fiscalista.

A APDP considera assim que, pelo menos em relação às IPSS da área da saúde, ao Decreto-lei nº 84/2017, de 21 de Julho, deveria ser aditada uma subalínea, mediante a qual “as IPPS beneficiariam da restituição total ou parcial do montante equivalente ao IVA suportado nas aquisições de material ou equipamento médico, incluindo consumíveis, utilizados única e exclusivamente na prossecução dos respectivos fins estatutários e relativos à prestação de cuidados de saúde gratuitos”.

Este pagamento do IVA significa uma transferência de recursos do Terceiro Sector para o Sector Público. O que propomos é que o Estado abdique de ser financiado com os recursos das IPSS’s da saúde e, em contrapartida, as IPSS’s da saúde consigam ter margem para investir na sua causa social.", conclui José Manuel Boavida, presidente da APDP.

Sobre a APDP

Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 15 mil associados, desenvolve a sua actividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos activos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção, na educação e no acompanhamento personalizado. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os seus principais objectivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes.

www.apdp.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos