(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Covid-19: APDP questiona quando vão ser vacinadas pessoas com diabetes

Covid-19: APDP questiona quando vão ser vacinadas pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) relembra que 30% a 40% das pessoas com diabetes estão incluídas na primeira fase do plano de vacinação Covid-19.

A APDP alerta as pessoas com diabetes que 30% a 40% já estão incluídas no grupo prioritário da primeira fase da vacinação contra a Covid-19. Esta percentagem corresponde às pessoas com diabetes com mais de 50 anos que têm, também, uma das seguintes condições: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e doença pulmonar obstructiva crónica ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração. A associação disponibiliza ainda uma imagem informativa.

«As vacinas estão aí e serão um instrumento fundamental no controlo da Covid-19, mas a sua distribuição será um desafio. As pessoas com diabetes sabem esperar pela sua vez, mas exigem que aqueles que estão em maior risco sejam devidamente priorizados. A actual comunicação sobre os grupos de risco não está a passar e, desta forma, é preciso dizer que, entre aqueles que estão em maior risco, estão as pessoas com diabetes, com mais de 50 anos e, com pelo menos, umas das comorbilidades listadas para a primeira fase do plano de vacinação», defende José Manuel Boavida, Presidente da APDP.

Esta associação reforça que «é preciso informar as pessoas com diabetes e com mais de 50 anos», que «devem falar com seu médico e pedir uma declaração que atesta a sua condição». Com esta declaração, as pessoas com diabetes devem dirigir-se ao Centro de Saúde da sua área geográfica para serem vacinadas já a partir da próxima semana, segundo afirmou hoje a Ministra da Saúde, Marta Temido.

João Filipe Raposo, Director Clínico da APDP, esclarece que são muitas as pessoas que vivem com diabetes e que estão com elevado risco em caso de Covid-19: «Estimamos que cerca de 30% a 40%. E a realidade é que muitas destas pessoas podem desconhecer que têm uma insuficiência cardíaca, coronária ou renal. Desta forma, recomendamos a todas as pessoas com diabetes e mais de 50 anos, que procurem esclarecimento junto do médico que as acompanha».

A associação dispõe ainda de uma Linha de Apoio da Diabetes (213 816 161), que pode ajudar a responder a esta e a outras dúvidas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos