(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo em destaque no The New York Times

Implementação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo justifica destaque da região em 7º lugar na lista publicada do renomado jornal norte-americano
Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo em destaque no The New York Times

      O Alentejo foi destacado pelo jornal nova-iorquino The New York Times como um dos 52 destinos a visitar por viajantes que queiram ser parte da solução para problemas como as alterações climáticas. A implementação, na região, do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) motivou a distinção em 7ª posição na lista publicada.

O artigo “52 Places for a Changed World” assinala as medidas de protecção da biodiversidade; a redução de cerca de 20% no consumo de água nas adegas; a diminuição do rácio litro de água consumido por litro de vinho produzido; a criação de uma ferramenta que possibilita que os membros do PSVA calculem a sua pegada hídrica e de carbono; ou a criação do selo de certificação de produção sustentável como as razões elencadas para justificar a distinção.

Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), entidade criadora do PSVA, mostra-se orgulhoso com o reconhecimento: “Esta é mais uma prova que conseguimos colocar os Vinhos do Alentejo nas bocas do mundo e transportá-lo além-fronteiras com ajuda de uma iniciativa – o PSVA –, que está a fazer uma diferença assinalável na região, mas, também, na mudança de mentalidades em todo o país, estando ao nível das mais importantes iniciativas mundiais de produção sustentável”.

Recorde-se que o PSVA foi criado em 2015 e conta, hoje, com 483 de membros associados que representam quase 11 mil hectares de vinha e 76 milhões de litros de vinho produzido.

Sobre a comissão vitivinícola regional alentejana:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela protecção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objectivo melhorar as prácticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos