O Farol do Cabo de São Vicente, extremo sudoeste do continente europeu, acolhe uma residência artística intitulada "Seascapes".
Perante um cenário incrível de uma beleza patrimonial paisagística, natural, histórica e arquitectónica, artistas de várias áreas ficam encerrados no interior das instalações do Farol para criar peças artísticas inspiradas no que os rodeia.
O ponto de partida é uma carta escrita por Jacinto Lucas Pires dirigida aos artistas em residência: Camille Leon, Jorge Pereira, José Smith Vargas, Homem em Catarse e Carlos Norton. Várias peças individuais e colectivas, nas áreas da ilustração, banda desenhada, cinema, música, fotografia, literatura e artes visuais, formam uma homenagem aos lugares inóspitos de fim de terra, guardiões da terra e do mar, da vida e trabalho das gentes do mar e dos faroleiros.
A saída dos artistas da residência é assinalada com a inauguração da exposição no dia 8 de Fevereiro às 17h30 no Farol do Cabo de São Vicente. A exposição depois será transferida para o Centro Cultural de Vila do Bispo de 11 a 28 de Fevereiro, de segunda a sexta, das 09h00 às 16h00.
Seascapes é uma iniciativa da Fungo Azul, com o apoio do Município de Vila do Bispo, da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Direção de Faróis / Autoridade Marítima Nacional.