(Z1) 2025 - XII Festival dos Descobrimentos

Revista Nature destaca Portugal como exemplo internacional na governança de incêndios rurais

Revista Nature destaca Portugal como exemplo internacional na governança de incêndios rurais

Quadro de Referência é um dos instrumentos de sucesso apontados pela Revista

Portugal é destacado como um exemplo internacional a seguir no artigo “To solve the global wildfires crisis, don’t just focus on flames”, assinado por Cathelijne Stoof, Marc Castellnou Ribau, Peter F. Moore e Georgios Boustras, publicado pela prestigiada revista científica Nature, no passado dia 30 de dezembro.

Os autores defendem uma mudança urgente na abordagem aos incêndios, sublinhando a importância de aceitar o fogo como um processo natural, essencial e inevitável, em vez de focar exclusivamente em medidas de curto prazo. A aposta na prevenção e em estratégias de longo prazo é apresentada como fundamental.

No artigo é feito um apelo aos governantes de todo o mundo para que implementem e financiem políticas de longo prazo em matéria de incêndios, baseadas em princípios comuns e sustentáveis.

Os autores apontam Portugal como um exemplo internacional a seguir, explicando que após os trágicos incêndios de 2017, o país alterou significativamente a sua política de governança, aumentando o investimento na prevenção, monitorizando incêndios e o trabalho das entidades envolvidas, e lançando campanhas de sensibilização mais próximas das populações.

O artigo reconhece ainda o sucesso do Quadro de Referência para a Governança do Fogo Rural (Landscape Fire Governance Framework), que defende a incorporação do conhecimento e envolvimento das comunidades, o reconhecimento do fogo como um instrumento que não deve ser removido da paisagem, e a definição de modelos de governança que agreguem todas as partes interessadas, quer no quadro nacional, quer no internacional, apelando a um financiamento e suporte político previsível e sustentado, que valorize os territórios rurais, as suas comunidades e reduza a sua exposição ao risco.

A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) vê assim, reconhecido o seu trabalho na transformação que em Portugal ainda se opera, sendo considerado um exemplo de inovação e boas práticas. Desde 2019, a AGIF tem liderado a implementação de instrumentos de gestão e planeamento, consolidando a estratégia nacional de proteção contra incêndios rurais graves.

“É com orgulho que vemos o trabalho desenvolvido em Portugal reconhecido como um modelo internacional, demonstrando que somos ‘exportadores’ de conhecimento e inovação na gestão de incêndios”, afirma a AGIF.

Pode consultar aqui o artigo na íntegra.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos