A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da sua Sessão Ordinária de Setembro/2022, realizada no dia 26 de Setembro aprovou um Voto de Congratulaçãoção referente à retoma da Actividade Económica em 2022 em Lagos.
“A Assembleia Municipal de Lagos congratula-se pela retoma da actividade turística e económica, incentiva as forças vivas, empresários, trabalhadores e população em geral, do concelho de Lagos a continuarem o bom trabalho, apesar dos desafios e dificuldades que ainda se avizinham para 2023.
Por parte da autarquia lacobrigense, reconhece-se o esforço de retoma das actividades de animação e culturais da época alta de 2022. Salientam-se os espectáculos musicais com artistas de renome nacional, comemorações e grandes eventos culturais, tais como:
- TIA Torneio Internacional do Algarve de Hóquei em Patins;
- Lagos Cup de vela;
- Prova Internacional de Vela GC32 Racing Tour;
- 31.ª Edição da Regata dos Portos dos Descobrimentos – Lagos / Palos de la Frontera;
- Comemoração do Centenário do Comboio em Lagos e a Exposição evocativa “Lagos a última paragem”;
- 33.ª Edição da Feira Concurso Arte Doce (a mais visitada de sempre);
- Comemoração do Dia Mundial dos Avós;
- 3.ª Edição do Drive In Lagos;
- 1.ª Edição do Lagos World Music Fest;
- Taça de Portugal de Petanca de 2022;
- 31.ª Corrida Baía de Lagos;
- Feira do Livro de Lagos;
- Lagos Boat Festival;
- Festa do Banho de 29 em Lagos e na Vila da Luz;
- 18.ª Edição da FETAAL - Feira de Tradições e Artes do Algarve em Bensafrim;
- Festival de Folclore de Odiáxere;
- Animação de Rua da Freguesia de São Gonçalo de Lagos;
- Exposição Evocativa do Bicentenário da Independência do Brasil e do Centenário da 1.ª Travessia Aérea do Atlântico Sul;
- Lagos Nights Out/Noites do Cais;
- Edição do Fado Fest;
- 20.ª Edição do Festival de Flamenco,
- Semana Europeia da Mobilidade;
- 12.ª Rota do Petisco.
A Câmara Municipal de Lagos e as freguesias do concelho deram o seu contributo relevante para a retoma da normalidade, passadas que foram as restrições provocadas pela pandemia da doença COVID-19 e, ao longo do corrente ano, pela guerra na Ucrânia, cujos efeitos económicos afectam, sobretudo, as economias mais frágeis.
Por outro lado, verificou-se a recuperação da actividade turística na região, sendo que, segundo a AHETA-Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, foi alcançada a taxa de ocupação/quarto de 93,1% em Agosto de 2022, superando os números homólogos de 2019 (considerado então o melhor ano turístico de sempre). Segundo a mesma entidade, por zonas geográficas, as maiores subidas ocorreram nas zonas Lagos/Sagres (+3,2pp), Tavira (+1,8pp) e Carvoeiro/Armação de Pêra (+1,0pp).
Nem tudo está bem, há assuntos prementes a ser resolvidos, tais como a regularidade futura do abastecimento de água, para a qual está previsto um importante investimento público para a dessalinização de água para abastecimento da região algarvia. Por sua vez, está previsto na Lei do Orçamento de Estado de 2022 o início do processo para a construção do novo Hospital central do Algarve. Já está contractualizada e em obra a requalificação/electrificação da linha ferroviária do Algarve, situações que qualificam e tornam mais competitiva a nossa região.
Merecem público reconhecimento pelos resultados alcançados no verão de 2022. Pelos políticos eleitos de Lagos na Assembleia Municipal, a Câmara Municipal de Lagos, a Junta de Freguesia de S, Gonçalo de Lagos, a Junta de Freguesia de Odiáxere, a Junta de Freguesia da Luz, a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, as instituições do concelho, os comerciantes e empresas, os trabalhadores, os moradores, portugueses e estrangeiros, incentivando-se todos a continuar o bom trabalho nestes tempos difíceis que atravessamos, com esperança num futuro melhor."