(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Renovar a colaboração entre o Município e os Bombeiros Voluntários de Lagos

Renovar a colaboração entre o Município e os Bombeiros Voluntários de Lagos

A autarquia lacobrigense aprovou, na sua última reunião, o novo acordo de colaboração no domínio da protecção civil a firmar com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos (AHBVL).

O objectivo desta parceria é manter a capacidade do Corpo de Bombeiros para que este possa continuar a corresponder às necessidades públicas e prestar à população as respostas adequadas, assim como dar cumprimento às competências emergentes da Lei e das directivas operacionais emanadas da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, mantendo em actividade, em permanência, uma força mínima de intervenção operacional composta por 14 bombeiros profissionais. Paralelamente, a AHBVL continuará a colaborar com o Serviço de Protecção Civil e Defesa da Floresta do município e a prestar apoio nas manifestações de caráter desportivo, cívico e cultural.

Nesta colaboração estratégica, o município de Lagos compromete-se a apoiar anualmente, durante três anos, a AHBVL com uma comparticipação financeira de 880 mil euros, a que acrescem eventuais subsídios excecionais para a aquisição de viaturas e equipamentos de socorro e combate a incêndios.

Sendo um agente de protecção civil, o Corpo de Bombeiros de Lagos está incumbido da prevenção e combate a incêndios, do socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos e, de um modo geral, em todos os acidentes, do socorro a náufragos e buscas subaquáticas, do socorro e transporte de acidentados e doentes e da emissão de pareceres técnicos em matérias de prevenção e segurança contra riscos de incêndio e outros sinistros. A realidade urbanística e demográfica do concelho de Lagos tem sido marcada pela expansão do parque edificado e pelo crescimento da população residente e flutuante, o que se traduz num aumento do número de ocorrências que constituem missões do Corpo de Bombeiros local, tornando especialmente crítico o suporte financeiro, determinante para a prontidão dos meios humanos e materiais.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos