Foi ontem publicado em Diário da República um despacho da autoria da ex-Ministra da Saúde, Marta Temido, relativo ao novo Hospital Central do Algarve. O despacho em causa, para além de encerrar definitivamente o processo de construcção do hospital suspenso há mais de uma década, comete à ARS Algarve o dever de desenvolver os estudos preparatórios de modo a preparar uma proposta fundamentada no sentido da construcção da infraestrutura que o Governo irá avaliar.
Daqui resulta que os últimos anos foram totalmente desperdiçados. Não foi tomada qualquer iniciativa no sentido de ter o processo preparado para ser rapidamente lançado e a decisão política nos gabinetes foi diametralmente oposta às sucessivas promessas eleitorais e garantias públicas dos responsáveis do PS em relação à matéria. O Hospital era prometido é público e negado em privado.
Segundo Cristóvão Norte, Presidente do PSD Algarve, “este despacho revela que estamos na estaca zero, é uma confissão de que nada se fez, no início dos inícios para virmos a ter um novo hospital. E que tudo o que nos disseram ao longo de anos, de que o processo estava a avançar, era rotundamente falso.
A única coisa positiva é que o PS que demonizava as parcerias público-privadas na saúde vai agora optar por uma na região.”
O PSD Algarve apela a que os algarvios estejam vigilantes para que não haja mais suspensões ou adiamentos a este processo.