(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

PSD Algarve: CMRSUL atravessa a pior crise de sempre

Governo tem que actuar
PSD Algarve: CMRSUL atravessa a pior crise de sempre

O Centro de Medicina Física e Reabilitação de S.Brás atravessa uma grave crise, desta feita pontuada com o pedido de demissão da actual directora clínica que tinha sido nomeada há apenas dois meses. A mudança operada nesse momento teria como objectivo fazer face a um conjunto de problemas que se avolumam: a baixa taxa de ocupação de camas no internamento para os doentes para quem o centro foi concebido; a falta de recursos humanos e materiais; ao engrossar das listas de espera e do tempo de espera (há casos em que perfaz dois anos) ; e ao lento e inexorável processo de desqualificação e desvirtuamento da missão do CMRSUL com o constante depósito - isso mesmo, depósito - de doentes  de outras patologias do Hospital de Faro neste Centro.

Segundo Cristóvão Norte, Presidente do PSD Algarve, "Dá dó a todos os que conhecem ou beneficiaram com o CMRSUL que esta instituição, outrora de excelência, esteja, por estes dias, a viver um momento tão negro. Este centro presta cuidados que salvam vidas, que abrem horizontes de esperança, e as patologias a que responde têm uma janela terapêutica muito apertada. Ou têm lugar em tempo próprio ou os danos tornam-se irreversíveis.

Quem tem um AVC, por exemplo, não pode esperar meses para iniciar a recuperação, entre tantos outros casos.

(…) E o Governo é responsável. Prometeu, quando decidiu integrar o CMRSUL no CHUA e que iria tornar o primeiro num centro de responsabilidade integrada, uma modalidade que oferece maior autonomia de gestão e que garantiria a agilidade que a gestão do centro carece. Passaram 4 anos e nada foi feito, a degradação do CMRSUL acentuou-se.

Rui Silva, Presidente do PSD S. Brás de Alportel, “é inadmissível esta instabilidade no CMRSUL . Não aceitamos que uma das mais importantes unidades de medicina e reabilitação física do país seja considerada pelo CHUA como uma extensão do Hospital de Faro(..)"

Estamos perante uma conjuntura onde os interesses do CMRSUL não são uma prioridade para o CHUA, e como tal o é preciso uma auditoria interna ao CMRSUL , que permita avaliar o actual funcionamento desta unidade.

O PSD Algarve solicitou aos seus deputados à Assembleia da República Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos, que requeiram a realização de um conjunto de audições no sentido de pressionar o Governo a agir urgentemente nesta matéria importante.

O Presidente do PSD/Algarve

Cristóvão Norte

Legenda das Imagens:

1. Rui Silva PSD São Brás;

2. Deputados PSD Algarve;

3. Vista Área CMRS.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos