Os candidatos do Partido Socialista viajaram esta manhã de comboio entre Faro e Vila Real de Santo António e testemunharam o avanço das obras de electrificação da linha de comboio do Algarve com a colocação de 932 postes de catenária que irão permitir a introdução de novo material circulante eléctrico e poupar 25 minutos no percurso regional de comboio.
Jamila Madeira aconselha o vice-presidente da Câmara de Cascais e, actualmente, cabeça de lista do PSD no Algarve, a por os olhos no que pensa e escreve Carlos Carreiras, o presidente de Câmara de Cascais, sobre Pedro Nuno Santos, “o homem que faz!”
“Como é sabido, Pedro Nuno Santos e eu não somos da mesma família partidária. Não temos os mesmos heróis políticos. Mas partilhamos da mesma vontade de, a níveis diferentes da administração, transformar positivamente a vida dos nossos concidadãos.
Pela primeira vez em muitos anos, o Ministério das Obras Públicas é liderado por um homem que tem uma visão de futuro para a ferrovia. Que tem apego aos compromissos e respeito pela palavra dada. Que não ignora as populações nem vende powerpoints com ilusões. Que tem vontade política e capacidade de concretização. Virtudes raras no nosso panorama político atual que o facto de gravitarmos em esferas políticas diferentes nunca me impedirá de reconhecer.”
Carlos Carreiras, in Jornal I (21/07/2021)
Os socialistas lembram que muitos prometeram, mas só com Pedro Nuno Santos as obras de electrificação da linha de comboio do Algarve passaram do papel para o terreno e concluem “Carlos Carreiras tem razão, Pedro Nuno Santos é um fazedor e o seu vice-presidente devia ouvir mais o presidente da câmara.”
“O país precisa de estabilidade nas políticas públicas. Não podemos andar continuamente a mudar de estratégia, a parar os investimentos e a mudar as prioridades”, sublinham os candidatos do PS.
A electrificação da linha ferroviária do Algarve representa um investimento global de 80 milhões de euros e permitirá a introdução de material circulante mais moderno, mais confortável e mais sustentável.
As obras do troço Faro - Vila Real de Santo António que os candidatos socialistas percorreram esta manhã estão previstas terminar no 3° trimestre de 2024 permitindo, após os testes e certificação dos trabalhos de electrificação, a substituição das actuais carruagens a diesel por carruagens eléctricas.