(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

PS aposta na valorização da pesca e na promoção da economia do mar

PS aposta na valorização da pesca e na promoção da economia do mar

Candidatos do PS promovem encontro para valorizar a pesca e promover a economia do mar

A pesca costeira e artesanal continua a ser uma actividade de afirmação e promoção do Algarve e um dos braços mais tradicionais da economia do nosso mar.

Em Lagos, os candidatos do Partido Socialista juntaram hoje armadores de pesca, empresários ligados às actividades marítimo-turísticas, náutica de recreio e lazer, marinas e estaleiros de reparação naval para saber de que forma pode o parlamento continuar a apoiar o desenvolvimento destes sectores.

A garantia de condições de segurança nas barras foi um dos temas em foco, tendo sido elogiado o facto do Governo ter previsto, no Orçamento de Estado de 2024, um Plano Plurianual de Dragagens para o Algarve permitindo intervenções regulares no desassoreamento das barras e dos canais e a importância da continuidade das ações de valorização do pescado, como o polvo, os crustáceos e a sardinha e outras espécies da pesca do cerco que dão nome e reputação à gastronomia e restauração do Algarve.

“A economia do mar representa já cerca de 5% do PIB nacional. Esta fileira é fundamental para a marca turística da região mas é simultaneamente uma oportunidade para a diversificação da nossa base económica. Para Jamila Madeira além da valorização da pesca e do pescado apontou a náutica de recreio e a reparação naval como sectores com grande potencial, “temos que saber tirar partido da excelência da investigação que é produzida na Universidade do Algarve na área da economia azul não só para sermos capazes de melhorar a rentabilidade e sustentabilidade dos sectores tradicionais como através da integração de conhecimento potenciarmos áreas emergentes que encontram no Algarve excelentes condições para crescer”.

O encontro serviu igualmente para os candidatos do PS conhecerem o projecto de ampliação da Marina de Lagos. Um investimento de 12 milhões de euros que prevê cerca de 100 novas amarrações para embarcações de 12 a 30 metros, a colocação de novos pontões flutuantes para 55 embarcações de pesca profissional, 41 lugares para o Clube de Vela de Lagos e ainda o estacionamento de 170 embarcações locais, vocacionadas para a pesca lúdica e actividades marítimo-turísticas e mais 100 lugares para estacionar barcos em terra.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos