(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Lagos: AMAL acompanha novas obras de requalificação dos sistemas de abastecimento de água

Lagos: AMAL acompanha novas obras de requalificação dos sistemas de abastecimento de água

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) realizou novas visitas de acompanhamento de três obras, executadas no âmbito do projeto de redução de perdas de água no setor urbano e que estão inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência. As visitas decorreram em vários pontos do concelho de Lagos, na passada quarta-feira, 28 de fevereiro.

As 3 obras visitadas pelos representantes da AMAL, APA e Câmara Municipal de Lagos são: a "Substituição de Condutas de Abastecimento de Água em Bensafrim", que contempla a substituição da principal conduta de abastecimento a Bensafrim, assim como os ramais e as condutas de ligação ao reservatório; a "Substituição da Rede de Abastecimento de Água que Abastece o Bairro da Liberdade - Espiche", que prevê, por exemplo, a substituição da conduta de abastecimento de água no Bairro da Liberdade e também de ramais e a "Beneficiação da Rua da Figueira, incluindo Substituição da Conduta de abastecimento de Água - Luz”, que, para além da substituição da conduta, inclui ainda a execução dos ramais e do serviço de incêndios.

Estes são três projetos em execução no concelho de Lagos, sendo que há outros três cujas obras já terminaram. Estão todos incluídos na operação de "Redução de Perdas de Água no Concelho de Lagos - Renovação de Redes de Abastecimento de Água com Elevado Nível de Perdas Reais", que permitirá reabilitar 4,57km de condutas e obter uma redução nas perdas reais de água de 22.839m3. O montante aprovado nesta candidatura, relativa ao concelho de Lagos, é de 937.305€.

Trata-se de obras inseridas na execução da medida “SM1 - Reduzir perdas de água no sector urbano”, gerida pela AMAL, ao abrigo do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve. Para a implementação desta medida, foi celebrado um contrato de financiamento no valor 43,9 milhões de euros, com a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”, com vista à reabilitação dos sistemas de abastecimento em baixa e consequente redução de perdas reais de água.

Até à data já foram aprovadas 33 candidaturas, em 13 municípios algarvios, a que correspondem 25,83 milhões de euros e 95 empreitadas e aquisição de serviços, sendo que a maioria das empreitadas já estão com obra a decorrer.

A medida SM1 integra três vertentes: Requalificação das redes de abastecimento de água; Instalação de zonas de medição e Controlo e criação de zonas de pressão controlada. As candidaturas apresentadas são analisadas e aprovadas por uma Comissão de Gestão, que integra elementos da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), da Administração da Região Hidrográfica do Algarve - Agência Portuguesa do Ambiente (ARH-Algarve/ APA) e da Universidade do Algarve.

No final da execução da medida, até 2026, prevê-se que estejam reabilitados 125 km de rede de abastecimento de água em baixa, e que se contribua para uma redução de 2hm3 na procura de água nos sistemas naturais.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos