O Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (CNA / PRR), Pedro Dominguinhos, teve um conjunto de reuniões de trabalho com entidades da Região, prestando especial atenção às operações em curso no âmbito do Plano Regional de Eficiência hídrica do Algarve.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve acompanhou a visita de trabalho e promoveu a articulação com as diversas entidades regionais.
A jornada inicial foi dedicada ao Ensino Superior, acompanhando as operações desenvolvidas pela Universidade do Algarve (UALG) para atrair mais estudantes, jovens e adultos, para melhorar o sucesso académico e reduzir o abandono escolar, através de inovação pedagógica, conferindo competências digitais e transversais e concretizando a construção de novas infraestruturas e a aquisição de equipamentos de investigação científica.
No segundo dia da deslocação, Pedro Dominguinhos e José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, visitaram operações desenvolvidas pelo Município de Lagos, que representam investimentos no controlo, gestão e redução de perdas de água no setor urbano, e por uma empresa de referência no Turismo – Pestana Hotéis - , para diversificar as fontes e reduzir consumos no âmbito da agenda mobilizadora água e turismo.
Durante a tarde, o presidente da CNA/PRR reuniu-se em Faro com a Comunidade Intermunicipal de Algarve (AMAL), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Águas do Algarve, S. A. , Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e Águas do Algarve , fazendo um ponto de situação da implementação do plano regional de eficiência hídrica do Algarve, que se traduzem num conjunto de investimentos mobilizando 234 milhões de euros de financiamento PRR.
Fazendo um balanço da deslocação, Pedro Dominguinhos manifestou a sua satisfação com a evolução das operações em curso, cumprindo os marcos e cronogramas fixados, e com os resultados esperados pelas distintas entidades envolvidas no seu desenvolvimento.
O PRR é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, que tem como objetivo implementar reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia de COVID-19, reforçando o objetivo de convergência com a Europa e respeitando o conceito de sustentabilidade inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.