(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines requalificado com o apoio de Fundos Europeus

Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines requalificado com o apoio de Fundos Europeus

A obra de Requalificação do Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines foi inaugurada no dia 28 de março e já está aberta ao público.

A intervenção sob gestão do Município de Silves, com o propósito de dinamizar a economia local, integrada no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE) com um investimento total de 1, 23 milhões euros beneficiou do apoio do CRESC Algarve 2020, no montante 680 mil euros.

A obra comtemplou a renovação integral das infraestruturas (redes de água e saneamento, instalações elétricas, telecomunicações), pavimentos, bancadas de vendas, a reorganização funcional do espaço, cobertura, construção de mezzanine na zona nascente do edifício, elevador, bem como os arranjos exteriores.

De salientar que a intervenção teve a preocupação de salvaguardar a traça arquitetónica do edifício e o respeito pela memória do mercado, em simultâneo com a introdução de elementos contemporâneos, respondendo às exigências legais nos campos da segurança, mobilidade e à necessidade de modernização das condições de trabalho, adicionando novas valências.

Relembramos que o Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines integra a Rede Regional de Mercados Municipais, projeto que visa o desenvolvimento de ações de dinamização direcionadas à revitalização do comércio, produtores locais, reforço da identificação dos consumidores com as produções locais e regionais e com a importância do consumir local. Esta rede é dinamizada pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, que desenvolve o Programa de Animação e Comunicação, em vários Mercados Locais algarvios.

Consulte o plano de avisos do ALGARVE 2030, onde pode encontrar diversas oportunidades de financiamento para projetos públicos e privados: https://algarve.portugal2030.pt/plano-anual-de-avisos/ portugal2030.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos