(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Freguesia de São Gonçalo de Lagos aprova saudação pelo Centenário do Partido Comunista Português

Freguesia de São Gonçalo de Lagos aprova saudação pelo Centenário do Partido Comunista Português

A Assembleia de Freguesia de São Gonçalo de Lagos na sua Sessão Ordinária de Abril/2021, realizada no dia 28 de Abril, aprovou, por unanimidade, uma Saudação pelo Centenário do Partido Comunista Português.

O Partido Comunista Português, o mais antigo partido político português com existência ininterrupta, celebrou o seu 100.º aniversário no dia 6 de Março de 2021, uma data histórica, de um partido que teve um protagonismo ímpar na História Contemporânea.

Pugnando pelos valores da Democracia, da Justiça Social e da Liberdade, o Partido Comunista Português assumiu-se como o partido da classe operária e dos trabalhadores portugueses em geral, nunca abdicando dos seus princípios, em prol dos interesses dos mais desfavorecidos, do Povo Português e da nossa Pátria, contraventos e marés, não obstante as adversidades que enfrentou durante este século de vida.

Com a implantação da ditadura resultante do 28 de Maio de 1926, o Partido Comunista Português foi ilegalizado, mas não se conformou, não baixou os braços, não deixou de lutar pelos seus ideais. Entrou na luta clandestina até ao derrube do fascismo em 25 de Abril de 1974.

Como organização clandestina, o PCP exerceu a sua actividade de forma contínua, mantendo uma dinâmica própria, organizando, unindo, fazendo uma oposição sem tréguas à ditadura e ao fascismo, mas nunca enjeitando formas de convergência com outras forças oposicionistas, demonstrando uma enorme capacidade de mobilização em que muitos militantes e simpatizantes se sacrificaram física, material e psicologicamente em prol de um ideal. Sofreram privações de toda a ordem, a prisão, descriminações, a tortura, levando alguns a sua dedicação ao Partido e ao Povo Português até ao sacrifício da própria vida.

Os 48 anos de ditadura e de fascismo em Portugal deixaram marcas na sociedade portuguesa, que alguns saudosistas procuram agora branquear e obliterar. Assim, Freguesia de São Gonçalo de Lagos afirma que: «a memória desse período negro da nossa história deve continuar viva, para que essa época nefasta e tenebrosa nunca mais se repita».

Com a Revolução dos Cravos, o Partido Comunista Português assumiu, em Liberdade e em Democracia, o estatuto que lhe competia, como um dos partidos estruturantes da nossa Democracia, obtendo por isso o reconhecimento junto do povo, pelo seu papel na conquista dos direitos fundamentais e das igualdades sociais.

Para a Freguesia de São Gonçalo «homenagear o Partido Comunista Português, na passagem do centenário da sua fundação, é honrar a memória de todos aqueles que, lutando pela Liberdade, pela Democracia, pelos interesses dos trabalhadores e do povo em geral, dedicaram a sua vida aos ideais de progresso e de justiça. É homenagear todos aqueles que, ao longo de 100 anos de vida e de luta, em todos os momentos, por vezes nas mais duras e difíceis condições, asseguraram no passado a luta pela Liberdade e continuam, hoje em dia, a defender o nosso regime democrático com coerência, abnegação, coragem e determinação».

De entre eles, homenagea a memória dos lacobrigenses membros do PCP que sofreram prisão e tortura nas cadeias de Aljube, Caxias e Peniche e no Tarrafal:

Américo da Silva Pessanha

Avelar de Sousa Ribeiro

Francisco Caetano Barata

Inácio Flor

Joaquim Correia Robalo

Joaquim Marreiros, morto no Tarrafal

Luís Granito da Glória

Marcelino José Dias

Sebastião Cabral Valente

Assim, a Assembleia de Freguesia de São Gonçalo de Lagos na sua Sessão de 28 de Abril de 2021, deliberou:

1 - Saudar o Partido Comunista Português pela passagem do seu Centenário;

2 - Enviar a presente deliberação ao Partido Comunista Português;

3 - Dar conhecimento à Comunicação Social.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos