(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Freguesia de São Gonçalo de Lagos aprovou 45.º Aniversário da Constituição da República Portuguesa

Freguesia de São Gonçalo de Lagos aprovou 45.º Aniversário da Constituição da República Portuguesa

A Assembleia de Freguesia de São Gonçalo de Lagos na sua Sessão Ordinária de Abril/2021, realizada no dia 28 de Abril, aprovou, por unanimidade, uma Saudação ao 45.º Aniversário da Constituição da República Portuguesa.

No passado dia 2 de Abril assinalaram-se 45 anos sobre a aprovação da Constituição da República Portuguesa. Aprovada em 1976, dois anos depois da Revolução de Abril, para concretizar o espírito e os ideais de Abril: democracia, igualdade, liberdade, justiça, progresso, qualidade de vida e consagração de direitos.

A Constituição da República Portuguesa é a Lei Fundamental do País, à qual toda a arquitetura legal e todo o enquadramento jurídico e de decisão política têm de se submeter. É reconhecidamente uma Constituição progressista que, apesar de ter sido sujeita a revisões constitucionais que lhe amputaram algumas bases importantes de consolidação de direitos e de garantias de desenvolvimento, continua a garantir a consolidação de direitos e liberdades fundamentais, bem como as justas aspirações do povo português na concretização do que a Revolução de abril significou para Portugal.

É o pilar principal do regime democrático nascido do 25 de Abril de 1974 e é o garante dos nossos direitos e liberdades, onde estão plasmados os ideais e aspirações do povo português. Aí estão consagrados os princípios que dão corpo e sentido ao Estado de direito democrático e ao Estado social, como o acesso universal à saúde, ao trabalho, à educação, à cultura, à justiça, à habitação, ao ambiente, entre muitos outros, que garantiram uma considerável melhoria na vida das pessoas.

Consagra igualmente questões determinantes para a vida colectiva e concreta dos cidadãos, e para o exercício do seu direito de participação, como os princípios do Estado democrático, os direitos, liberdades e garantias, assim como a organização do poder político e a estrutura dos órgãos de soberania.

Também o Poder Local Democrático é uma expressão e uma conquista de Abril, que viu na Constituição consagrados os seus princípios democráticos essenciais e que continua a ser o espaço privilegiado de proximidade e participação, potenciador de uma mais eficaz resolução dos problemas, de uma resposta mais pronta e atenta aos problemas que afectam as condições de vida e o bem-estar das populações.

Tudo isto só foi possível com a Revolução de Abril e com a Constituição da República Portuguesa, que permitiram tornar Portugal num país «melhor, livre, democrático, solidário e justo». A Freguesia relembra que foi na Constituição que os portugueses puderam ver materializados os seus sonhos e aspirações, por que muitos lutaram e perderam a vida, para pôr fim ao regime fascista que tomou conta do nosso país durante quase cinquenta anos.

Apesar das ofensivas que a Constituição tem sofrido, a importância dos direitos que consagra é uma evidência clara e momentos como o que estamos actualmente a atravessar devido à pandemia de Covid-19 são a prova disso mesmo. Assim, a Freguesia de São Gonçalo de Lagos afirma que: «a Constituição da República Portuguesa deve ser cumprida, respeitada, honrada e defendida, e o seu 45.º aniversário e o seu significado merecem ser saudados e valorizados».

Neste sentido, a Assembleia de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, reunida em 28 de Abril de 2021, deliberou:

- Saudar o 45.º Aniversário da Constituição da República Portuguesa e saudar os 45 anos do Poder Local Democrático;

- Saudar todos os que defendem e pugnam pelo respeito e cumprimento da Constituição da República Portuguesa;

- Dar conhecimento desta deliberação aos órgãos de comunicação social.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos