(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

“Mobilidade na Zona Envolvente do Novo Hospital Público de Lagos”: Proposta da CDU aprovada na Assembleia Municipal de Lagos

“Mobilidade na Zona Envolvente do Novo Hospital Público de Lagos”: Proposta da CDU aprovada na Assembleia Municipal de Lagos

Na sessão de 20 de Junho de 2022 a Assembleia Municipal de Lagos aprovou uma proposta apresentada pelos eleitos da CDU sob o título “Mobilidade na Zona Envolvente do Novo Hospital Público de Lagos”. Nesta proposta era nomeadamente referido que:

Com a assinatura em 25.01.2022 do contrato de cessão de posição contratual entre o HPA e o CHUA sobre o Hospital S. Gonçalo de Lagos, deu-se a passagem de um hospital privado para hospital público, integrando o SNS.

O hospital está inserido numa zona habitacional para servir as populações dos 3 concelhos das Terras do Infante, Lagos, Aljezur e Vila do Bispo que segundo os resultados provisórios dos censos de 2021 totalizam 45 262 habitantes a que acresce, duas a três vezes mais a este número, os visitantes no período da época balnear.

Com a entrada em pleno funcionamento do novo hospital público de Lagos é espectável que se verifique um aumento considerável de trânsito de viaturas e de peões em toda a zona envolvente do hospital.

É necessário prevenir, desde já, os impactos que se farão sentir nos acessos à urgência do hospital, nos acessos à entrada principal para os demais serviços de saúde, pelo que é necessário criar novas zonas de estacionamento para os utentes, nomeadamente largada e zonas de parqueamento, á necessidade de parqueamento das viaturas dos trabalhadores do hospital, de modo a evitar estrangulamentos de trânsito e tendo em conta facilitar as melhores condições de acesso a este equipamento. Reanálise às carreiras e horários da ONDA para melhor servir o acesso ao hospital.

Outra situação, não menos importante, prende-se com a circulação dos peões que é necessário acautelar, criando condições de segurança.

Face ao exposto a Assembleia Municipal de Lagos deliberou recomendar à Câmara Municipal de Lagos que:

Elabore um estudo de mobilidade na zona envolvente ao novo Hospital Público de Lagos, que analise e aplique medidas que resolvam as situações referidas nos considerandos desta recomendação.

Esta proposta foi aprovada com 24 votos a favor e um voto contra do CHEGA.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos