Depois da eleição dos novos órgãos da JSD/Algarve, no passado dia 8 de Maio, a estrutura liderada por Tiago Mateus já trabalha "a bom ritmo". Por forma a corporizar isso mesmo, o colectivo avançou com a dinamização de um novo Gabinete de Estudos, que contará com a coordenação de Duarte Amaro.
O Gabinete de Estudos da JSD/Algarve irá estar sub-dividido em diversas áreas temáticas, já operacionalizadas e abertas a qualquer jovem interessado em colaborar. O objectivo é, segundo o Presidente, «procurar ter uma estrutura que seja capaz de preparar propostas que, sendo politicamente relevantes, tenham o melhor enquadramento técnico possível, por forma a dar resposta aos problemas identificados para a região».
A JSD/Algarve pretende tornar pública esta aposta ainda antes das eleições autárquicas, sendo que este gabinete funcionará como «uma plataforma de pensamento e concretização de políticas públicas para o Algarve». Neste sentido, a formação dos quadros da JSD para o dito fim é também «um alicerce fundamental».
Para já, foi iniciada a actividade em 7 gabinetes, na medida em que as vice-coordenações temáticas se encontram atribuídas a um ou mais vice-presidentes da JSD/Algarve e militantes da estrutura. A escolha das áreas temáticas surge no seguimento dos temas considerados na Moção de Estratégia Global apresentada no Congresso Eleitoral, bem como do inquérito apresentado aos militantes, nomeadamente:
- Reforma do Sistema Político, vice-coordenado por Sérgio Luz;
- Economia, Empreendedorismo e Inovação; vice-coordenado por Mariana Marques, Catarina Santos e João Campos;
- Habitação, vice-coordenado por João Campos;
- Mobilidade, vice-coordenado por Sérgio Luz;
- Educação e Ensino Superior, vice-coordenado por Mariana Marques e Mariana Barão;
- Saúde, vice-coordenado por Ruben Santos;
- Alterações Climáticas, vice-coordenado por Mariana Barão.
Nas palavras de Tiago Mateus, «é com enorme satisfação que vejo lançadas as bases para a operacionalização do trabalho do Gabinete de Estudos, que será fundamental ao longo do mandato. Entre o Duarte, coordenador, e os vice-coordenadores temáticos, iremos preparar e trabalhar propostas políticas que irão dar resposta aos problemas latentes da região».