(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

INE divulga primeiros resultados dos Censos 2021 no próximo dia 28 de Julho. Respostas via digital ultrapassaram os 99%

INE divulga primeiros resultados dos Censos 2021 no próximo dia 28 de Julho. Respostas via digital ultrapassaram os 99%

É já no próximo dia 28 de Julho que o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgará os primeiros resultados do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021, uma operação que contou com 99,3% das respostas da população através de canais digitais.

A fase de recolha dos Censos 2021 decorreu entre os dias de 5 de Abril e 31 de Maio e contou com a participação empenhada da população, permitindo a conclusão da maior parte dos trabalhos apenas 6 semanas depois da data do momento censitário (dia 19 de Abril). Na estrutura de recolha dos Censos 2021 estiveram envolvidas cerca de 15 mil pessoas.

Entre o total dos 99,3% de respostas digitais, o meio mais utilizado foi o do acesso direto das famílias ao website (87,5%), seguindo-se as respostas com recurso à aplicação móvel do recenseador (7,7%) e, finalmente, o preenchimento dos questionários nos e-balcões localizados nas Juntas de Freguesia (4,1%).

A resposta expressiva pela Internet contribuiu decisivamente para que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país, ditado pela pandemia da Covid-19.

O INE realça que, apesar do contexto pandémico e da elevada complexidade de todo o processo, «o sucesso desta operação censitária é inseparável do elevadíssimo nível de adesão por parte dos cidadãos, o qual, por sua vez, resultou do enorme empenho de todos os que apoiaram, divulgaram e participaram nestes Censos 2021». E acrescentam: «Pela sua relevância, os Censos são uma operação agregadora de toda a sociedade e o INE regista com muita satisfação e agradece o envolvimento de um conjunto muito alargado de entidades que colaboraram de forma activa e empenhada na realização e divulgação da maior operação estatística do país. Foi um verdadeiro trabalho de equipa em todo o território nacional orientado para um só resultado comum».

Os resultados dos Censos 2021 que o INE apresentará no dia 28 de Julho têm ainda um carácter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha e divulgados antes do final de todo o processo de tratamento e validação da informação recolhida.

A disponibilização dos resultados definitivos dos Censos 2021 está prevista para o quarto trimestre de 2022, mas será ainda antecedida por uma apresentação de resultados provisórios, a divulgar em Fevereiro do próximo ano.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos