ALGARVE 2030 terá 15 milhões de euros para CTeSP para qualificar 4600 formandos
O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. e da Comissão Diretiva do Programa Regional do Algarve, José Apolinário, pediu hoje às empresas da região “um esforço suplementar na execução do Programa Regional CRESC ALGARVE 2020, realizando e apresentando o investimento com os financiamentos aprovados e comprometidos até final do corrente ano de 2023.”
Sublinhando que a região tem de executar 58% do total do Programa CRESC ALGARVE 2020 no triénio 2021-2022-2023, o Presidente da CCDR Algarve exortou assim as empresas presentes na abertura do Algarve Tech Hub Summit a uma efetiva prioridade na execução dos fundos europeus geridos na região em projetos já comprometidos e aprovados.
Com 76 680 empresas sediadas na Região (dados de 2021), o Algarve tem 121 empresas de alta e média tecnologia com sede na Região com 469 pessoas ao seu serviço. José Apolinário exortou por isso ao desenvolvimento e consolidação de um ecossistema de inovação tecnológico e digital, sublinhando o papel da CCDR no planeamento e definição estratégica de políticas públicas e no impulsionar da diversificação económica.
Como aposta estratégica, o Presidente da CCDR Algarve destacou a escolha na formação ao nível de ensino superior e quadros qualificados, em articulação com a Universidade, mobilizando o ALGARVE 2030, no âmbito do PORTUGAL 2030 , cerca de 15 milhões de euros do Fundo Social Europeu para financiar cerca de 460 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) por ano, quando o atual ponto de partida é de 250 formandos/ano.
Os cursos CTeSP que se pretendem apoiar são em áreas STEAM (ciências, engenharias, tecnologia, digital, matemática e saúde), com foco na diversificação económica e na Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Algarve (RIS3Algarve).