(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Primeiro aviso para projetos de inovação social do Algarve 2030 será publicado em Julho

Primeiro aviso para projetos de inovação social do Algarve 2030 será publicado em Julho

A aldeia da Luz, no concelho de Mourão, acolheu o maior encontro de inovação social em Portugal, uma organização da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), que transformou a aldeia numa grande montra, com apresentações, demonstrações e debates, do que de melhor se faz de inovação social no nosso país.

Foram mais de 170 oradores, 700 participantes e mais de 1200 visitantes que, durante dois dias, em torno de seis palcos e 35 temáticas, permitiram reforçar a interação entre as comunidades, os empreendedores sociais e investidores, e lançar as pontes para novos projetos, e novas respostas, no âmbito do Portugal 2030.

O encontro contou com a presença das ministras da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, aproveitou a oportunidade para anunciar o propósito de já em julho lançar o primeiro aviso de concurso para projetos de inovação Social no âmbito do Portugal 2030.

No Programa Regional ALGARVE 2030, este primeiro Aviso, na tipologia "Parcerias para a Inovação Social", será temático, para projetos em torno do “desenvolvimento de competências em crianças e jovens”.

Considerando que, na Aldeia da Inovação Social, os grandes temas em debate incidiram sobre a sustentabilidade ambiental, o envelhecimento ativo e saudável e a inclusão de grupos particularmente vulneráveis, é expetável que o novo aviso previsto para outubro seja dedicado a estas prioridades.

O ALGARVE 2030 esteve presente na Aldeia da Inovação Social, tendo aproveitado a oportunidade para, em conjunto com os restantes Programas Regionais, ultimar o aviso a abrir em julho.

O evento contou ainda com a visita de diversas autoridades de gestão de Programas Europeus, incluindo também de responsáveis da Comissão Europeia, servindo de palco a uma reunião de trabalho do Centro Europeu de Competências para a Inovação Social.

Por sua vez, a Ministra Ana Mendes Godinho aproveitou a presença de um grande número de empreendedores e investidores sociais para identificar os principais desafios que se colocam ao ecossistema de inovação social, e à sua relação com a ação governativa:

  • Ganhar escala, para chegar a mais e ao mesmo tempo;
  • Reforçar o investimento na sua capacitação para o qualificar e avaliar o impacto dos projetos;
  • Discriminar positivamente os investidores sociais;
  • Incorporar a inovação no sistema e nas medidas de política pública.

No ALGARVE 2030, a Inovação Social enquadra-se no Objetivo de Política 4 - um Algarve mais Social, com uma dotação indicativa superior a 7 Milhões de Euros.

Entre 2016 e 2021, o Programa Regional do Algarve - CRESC ALGARVE 2020 apoiou 34 projetos de Inovação Social, totalizando um investimento superior a 6 Milhões de Euros.

Para apresentar candidaturas aos Fundos Europeus, siga estes passos:

Consulte os avisos abertos no âmbito do Programa Regional do ALGARVE, com o apoio dos Fundos Europeus geridos na Região.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos