(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Estrutura do elevador do Peneco em obras de tratamento e de pintura

Estrutura do elevador do Peneco em obras de tratamento e de pintura

O Município de Albufeira assinou já o contrato para a empreitada de tratamento e pintura da estrutura do elevador do Peneco.

A obra traduz-se num investimento de 66.334,55 euros e consiste sobretudo no tratamento das partes metálicas que sofrem com a proximidade do mar, isto é, limpeza, substituição de parafusos e outros acessórios, decapagem e pintura com tintas apropriadas para pinturas de elementos metálicos junto ao mar. A obra consignada está já em execução e deverá ser finalizada no mês de fevereiro de 2024.

Inaugurado em 20 de maio de 2009, o Elevador do Peneco vale pela utilidade que proporciona a quem vive ou está de férias nesta zona de Albufeira e pretende ir à praia, permitindo também o acesso a quem se move em cadeiras de rodas. Tem uma altura de 28 metros e pode comportar 13 pessoas no interior. No topo existe um bom miradouro, com uma bela vista sobre a praia e o mar. A sua utilização é gratuita durante o horário normal de funcionamento, ou seja, diariamente entre as 08h00 e as 21h00 horas, mas pode vir a sofrer períodos de interrupção, decorrentes das obras que estão a ser efetuadas.

Note-se que no Dia do Município de 2022, a 20 de agosto, foram inauguradas as obras de preservação e conservação da Escadaria e Arriba da Praia do Peneco, uma obra que devolveu a segurança de todos os que frequentam aquela que é uma das praias mais emblemáticas da zona urbana da cidade, contribuindo para a sua valorização paisagística e ambiental. Na altura foi salientado pelo Vice-presidente, Cristiano Cabrita, que a preservação do elevador seria uma empreitada posterior, o que veio a acontecer com o lançamento do concurso para o efeito logo de seguida. “Temos fomentado uma aposta na manutenção e embelezamento do espaço público, sendo que a frente de mar nos tem merecido uma grande atenção. Nesta medida, estamos igualmente a operar noutros pontos, como é o caso da Esplanada Frutuoso da Silva, onde decorrem trabalhos de embelezamento”, salienta aquele responsável.

“O elevador da Praia do Peneco é utilizado por milhares de pessoas ao longo de todo o ano, pelo que constitui um motivo de uma atenção redobrada. Deste elevador, as vistas são magníficas, vê-se quase toda a costa, e constitui uma experiência que eu diria ser vibrante”, diz o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, que apela à compreensão de todos enquanto decorre a obra e que por isso, pode ocasionar alguns períodos de interrupção no funcionamento do elevador. “Esta era uma preocupação nossa, depois da inauguração das obras de conservação da escadaria e da arriba, ou seja, não deixar de fora daquele espaço, que é um dos mais célebres cartazes turísticos de Albufeira, o elevador que estava a necessitar de uma atenção redobrada, na medida em que está sujeito ao desgaste natural dos materiais, dada a sua localização”, conclui o autarca.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos