(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Embaixador da China visita Albufeira

Embaixador da China visita Albufeira

A visita, a primeira de Zhao Bentang a Albufeira após ter assumido funções diplomáticas em Portugal, inseriu-se no âmbito de um périplo a três municípios da região algarvia (Monchique, Albufeira e Lagos) que, no caso de Albufeira, nas palavras do embaixador “teve por objetivo conhecer melhor a cidade e procurar oportunidades de negócio, com vista a promover sinergias e a levar por diante uma colaboração benéfica para ambos os territórios”.

O presidente José Carlos Rolo disse sentir-se muito honrado por receber a Comitiva e destacou a nossa tradição de hospitalidade. “Albufeira é uma cidade que depende em mais de 90% do Turismo. Estamos habituados a receber pessoas de todas as partes do mundo, em lazer, em negócios e visitas institucionais como esta, mas estamos conscientes que precisamos de diversificar a base da nossa atividade económica. Naturalmente, estamos abertos ao investimento estrangeiro e, simultaneamente, a aumentar as nossas exportações” O edil sublinhou que o concelho tem condições para apostar noutro tipo de atividades, “nomeadamente nas áreas da energia, das alterações climáticas, da tecnologia, nas questões ligadas ao abastecimento de água, estando, também, disposto a cooperar com a China nas vertentes da ciência, educação, desporto e agricultura, entre outras áreas”.

O embaixador Zhao Bentang, por sua vez, referiu que as relações bilaterais entre os dois países são excelentes e que Portugal é considerado um parceiro estratégico para a China, tendo recordado a recente visita oficial do vice-presidente da China a Portugal onde manteve uma audiência com o Presidente da República e com o primeiro-ministro. “No atual contexto da economia mundial, dos enormes desafios que se colocam, o reforço das relações bilaterais Portugal China faz todo o sentido, quer para ambos os países quer a nível mundial”. Sublinhou que a China tem um novo paradigma de desenvolvimento baseado na qualidade, inovação, alta tecnologia, energia verde, ciência e recursos qualificados, considerando que “a China e Portugal partilham do mesmo conceito e objetivos de desenvolvimento, pelo que podemos melhorar as sinergias entre os dois países em benefício das respetivas populações”. Zhao Bentang destacou que no âmbito das relações bilaterais, a colaboração das autoridades locais é fundamental para reforçar o relacionamento entre os dois países, tendo realçado que esta visita a Albufeira visa conhecer a estrutura económica do concelho e avaliar as áreas em que poderá haver uma futura colaboração.

O programa da visita integrou uma visita à 12ª edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que esteve a decorrer no EMA, uma reunião com empresários de Albufeira e da delegação chinesa que contou com as intervenções do secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa e presidente da Câmara de Comércio Portugal-Hong Kong, da Conselheira Económica e Comercial da Embaixada da República Popular da China em Portugal e da Associação das Sociedades Chinesas em Portugal, a que se seguiu um momento de networking.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos