(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Vila Real de Santo António celebra Dia da Marinha com batismos de mar

Vila Real de Santo António celebra Dia da Marinha com batismos de mar

O Dia da Marinha celebra-se a 20 de maio e, este ano, Vila Real de Santo António associa-se às comemorações, nos próximos dias 19 e 20, com batismos de mar que serão realizados numa das Lanchas de Fiscalização Rápida da Marinha.

Esta é uma oportunidade única para viver a experiência de navegar num navio de guerra, com embarque no cais comercial de VRSA, em ambos os dias, das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00. As escolas e os grupos organizados terão prioridade, mediante agendamento, que pode ser feito através do e-mail m0a79303@marinha.pt ou por telefone 289 072 122 / 289 072 121.

Até 1998, o Dia da Marinha era assinalado a 8 de julho, data da partida da armada de Vasco da Gama, de Lisboa, em 1497. Contudo, para dar enfâse ao descobrimento do caminho marítimo para a Índia, objetivo perseguido durante décadas, a data da festividade foi alterada.

As comemorações fazem-se agora a 20 de maio, em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama que, neste mesmo dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou a Europa ao Oriente, por via marítima, com a chegada a Calecute, na Índia.

Todos os anos, uma localidade costeira portuguesa recebe os festejos, com vista a estreitar os laços entre a população e a Marinha. Este ano, o Dia da Marinha celebra-se no Porto, mas as celebrações ocorrem um pouco por todo o país.

No Algarve, também Portimão fará batismos de mar, nos mesmos dias e horários que Vila Real de Santo António, tendo como local de embarque o ponto de apoio naval da cidade.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos