(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Dia Internacional da Mulher com espetáculo comemorativo no Teatro das Figuras em Faro

Dia Internacional da Mulher com espetáculo comemorativo no Teatro das Figuras em Faro

Com: CDA-Companhia Dança do Algarve, Coral 2º. Capítulo, ALLCante-Modas e Cante, César Matoso e sua Banda apresenta “JARDIM” o seu projeto Palco

O Dia Internacional da Mulher, instituído em 1910 (por proposta de Clara Zetkin) é um símbolo da luta das mulheres em diferentes países e no Mundo contra a inferioridade que lhe foi imposta na lei e na vida e a exploração e opressão das trabalhadoras sujeitas a desumanas jornadas de trabalho, salários baixos e desproteção na gravidez e na maternidade.

Uma data que, em Portugal, está ligada à luta das mulheres, na sua oposição ao fascismo, à negação de direitos económicos, sociais, políticos e culturais. Uma data erguida na luta pela liberdade, democracia e pela paz.

Com a Revolução de Abril, e o que ela abriu de transformação das condições de vida com essa conquista, que constituiu o poder local democrático, em si mesmo fator de progresso também sentido pelas mulheres no seu dia-a-dia, sucessivas gerações de mulheres tomaram nas suas mãos a luta pela consagração, na lei e na vida, dos seus direitos económicos, sociais, políticos e culturais e pela sua participação em igualdade em todos os domínios da sociedade.

Uma data que, desde então, é comemorada pelo Movimento Democrático de Mulheres, a que se têm aderido autarquias locais e por outras organizações e entidades.

Uma data com memória, mas principalmente futuro na luta das mulheres pela igualdade no trabalho e na vida, cuja concretização é, não só condição de progresso para as comunidades onde vivem, estudam e trabalham, como para a justiça e progresso do País.

Das várias ações para assinalar esta data levadas a efeito pelo MDM-Movimento Democrático de Mulheres- Sob o LEMA: De todas as formas vamos lutar! Pela Igualdade a que Temos Direito:

destacamos e convidamos a população do Algarve à assistirem ao

Espetáculo Comemorativo dia 8 de março Dia Internacional da Mulher- no Teatro das Figuras em Faro, com início às 21,30h.

v Com: CDA-Companhia Dança do Algarve, Grupo Coral 2º. Capítulo, ALLCANTE-Modas e Cante, CÉSAR MATOSO e a sua Banda.

Um espetáculo digno da data que se está a assinalar com artistas solidários com este dia, uma Coprodução do TMF. Apoios: CMFaro, União de Freguesias e Juntas de Freguesia do Concelho, Movimento Sindical Unitário, CMLagos e CMSilves na cedência de autocarros para que as mulheres dos respetivos concelhos assistam ao espetáculo em Faro.

v No dia 23 de março: Manifestação Nacional de Mulheres, em Lisboa às 15 horas no Rossio, marcamos encontro para juntar o nosso grito pela Paz e a Igualdade e dar início às comemorações dos 50 anos de ABRIL.

O MDM saúda todas as mulheres que lutam por uma vida digna, livre de discriminações, desigualdades e violências; todas as mulheres que lutam por direitos políticos, económicos, sociais e culturais conquistados em Abril.

Mulheres de Abril somos com Igualdade temos Futuro!

  • PARTILHAR   

Outros Artigos