Depois de várias semanas com a designação de "Risco Moderado", o concelho de Lagos volta a ser considerado concelho de "Risco Elevado" para efeitos de perigo de contágio da pandemia de COVID-19. Apenas cinco concelhos algarvios "escaparam" às novas restrições para este fim-de-semana.
Tal significa que, para já, no próximo fim-de-semana de 9 e 10 de Janeiro de 2021, é proibida a circulação na via pública depois entre as 13:00 e as 05:00 horas da madrugada. Além disso, fica também interdita a circulação entre Lagos e outros concelhos.
As novas restrições a par deste Estado de Emergência, que abrangerão os concelhos classificados como zonas de "Risco Elevado", "Risco Muito Elevado" e "Risco Extremamente Elevado", foram anunciadas nesta Quinta-feira, dia 07 de Janeiro de 2021, pelo Primeiro-ministro António Costa, após reunião do Conselho de Ministros.
À data, esta é a lista dos sete concelhos do Algarve considerados de "Risco Elevado", com 240/479,9 casos de infecção por cada 100 mil habitantes:
Castro Marim
Lagos
Loulé
Olhão
Portimão
São Brás de Alportel
Silves
Por outro lado, são considerados concelhos de "Risco Muito Elevado", com 480/959,9 casos de infecção por cada 100 mil habitantes:
Albufeira
Faro
Vila Real de Santo António
Com a designação de "Risco Extremamente Elevado":
Tavira
No Algarve, há cinco concelhos de "Risco Moderado", os quais não estão sujeitos, para já, a medidas restritivas no âmbito da pandemia, sendo estes:
Vila do Bispo
Monchique
Aljezur
Lagoa
Alcoutim
Por enquanto, ainda são desconhecidas as medidas decorrentes deste novo Estado de Emergência, que irá vigorar entre 8 e 15 de Janeiro.
José Manuel Oliveira
Marta Ferreira