(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Comunidade Portuária e Logística de Sines na Assembleia Geral do Projecto PLANET

Comunidade Portuária e Logística de Sines na Assembleia Geral do Projecto PLANET

A Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) participou na primeira Assembleia Geral presencial do #PLANETproject. A reunião, dividida em dois dias, teve lugar em Valência e contou com a representação de todos os parceiros do projecto, permitindo um maior alinhamento e conhecimento sobre os avanços do projecto.

O Projecto PLANET - Progress towards Federated Logistics through the Integration of TEN-T into a Global Trade Network tem como objectivo acelerar a transição colaborativa para a Internet Física no contexto das novas rotas comerciais emergentes da RTE-T, garantindo a integração através de I&D.

A CPLS integra o projecto através de um “Caso de Uso” aplicado ao Porto de Sines, no qual está previsto o estudo de novas ferramentas digitais que reforcem a projeção internacional da JUL – Janela Única Logística, assim como a extensão até Sines da ligação ferroviária entre a China e a Europa.

O primeiro dia concentrou-se em torno do ponto de situação dos Living Labs e das respectivas soluções técnicas e terminou com uma visão consolidada da arquitectura de plataforma e da integração dos vários serviços. Já no segundo dia incluiu duas sessões de apresentação Work Package 1: EU-Global T&L Networks e contou ainda uma breve introdução dos objectivos e metodologia do modelo de negócios do PLANET.

O consórcio conta com 28 entidades de diversos países e este tipo de acções são uma oportunidade para promover internacionalmente a plataforma portuária, logística e industrial de Sines, reforçando a notoriedade que a marca “Sines” tem vindo a registar nos últimos anos, associada à digitalização e à transição “verde”.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos