(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

CIAC Lagos: Acção Sweep sobre Greenwashing – Divulgação de resultados

CIAC Lagos: Acção Sweep sobre Greenwashing – Divulgação de resultados

A Comissão Europeia e as autoridades nacionais de protecção do consumidor divulgaram os resultados de uma monitorização de websites – acção SWEEP, um exercício realizado anualmente para identificar infracções à legislação da União Europeia, nomeadamente, em matéria dos direitos dos consumidores nos mercados em linha. Portugal, através da Direcção-Geral do Consumidor e na senda dos anos anteriores, participou nesta acção.

Este ano, pela primeira vez, a acção SWEEP focou a Greenwashing, prática pela qual as empresas afirmam que estão a contribuir mais pelo meio ambiente do que realmente estão. No âmbito da acção, foram analisadas alegações ambientais em linha de vários sectores de negócios, como roupas, cosméticos e equipamentos domésticos.

As autoridades nacionais de Protecção ao Consumidor da União Europeia (UE) verificaram que, em 42% dos casos, as alegações foram exageradas, falsas ou enganosas e poderiam potencialmente ser qualificadas como práticas comerciais desleais ao abrigo das regras da UE. A prática Greenwashing tem aumentado à medida que os consumidores procuram cada vez mais comprar produtos ambientalmente correctos.

Esta é uma informação do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) de Lagos. Saiba mais aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos