(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

“Centro Europe Direct do Algarve celebra a Europa e as suas línguas”

“Centro Europe Direct do Algarve celebra a Europa e as suas línguas”

O Dia Europeu das Línguas celebra-se a 26 de Setembro e foi instituído no Ano Europeu das Línguas em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa.

A Comissão Europeia, em parceria com a EUNIC, uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura e pelas Embaixadas da União Europeia com presença em Portugal, assinala a data em Portugal, este ano, com um evento inteiramente digital, de dois dias. Dois Agrupamentos da nossa Região, o AE Alberto Iria de Olhão e o AED. José I de Vila Real de Santo António participam no programa de dia 25.

25/09 - 10h00-13h00 - Webinar dirigido às escolas com inscrição obrigatória para os professores.

26/09 - 15h00-16h30 e 17h00-18h30 - Speak Dating online + concerto surpresa.

No dia 25 de Setembro, sexta-feira, com início às 10h00, terá lugar um webinar dirigido às escolas, dedicado à Europa e às suas línguas com a participação de Ana Garrido, representante, em Portugal, da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia, que apresentará uma comunicação sobre o tema «Uma União Europeia multilingue e multicultural – perspetiva histórica». Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve, e presidente ex ofício do Conselho Europeu das Línguas, também participará nesta iniciativa, centrando a sua apresentação no tema: «Dia Europeu das Línguas – celebrar a diversidade linguística que nos une».

O webinar poderá ser seguido através do Facebook e YouTube da Representação da Comissão Europeia em Portugal. Serão feitas apresentações sobre as línguas e os países da Europa por membros da EUNIC e actividades das escolas (maioritariamente do terceiro ciclo do ensino básico) ligadas às línguas, como leituras de obras literárias, música, apresentação de exposições e de trabalhos de fotografia, trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos, tradução de poemas, etc. Os professores que queiram participar no webinar, através da plataforma interativa, deverão fazer a sua inscrição aqui. (https://ec.europa.eu/portugal/registration_6_pt)

No dia 26 de Setembro, as actividades incluem miniaulas de línguas («speak dating»), possibilitando aos participantes o contacto com 15 línguas diferentes, alemão, checo, croata, finlandês, francês, galês, georgiano, húngaro, inglês, irlandês, italiano, luxemburguês, polaco e romeno, e ainda língua gestual portuguesa, com a participação de professores da Federação Portuguesa das Associações de Surdos. Inscrições em https://speak-dating.cdntv.eu/

O Europe Direct Algarve participa nesta celebração com duas iniciativas: Um Curso de Italiano Essencial que teve início no dia 17 de Setembro e se prolonga até 17 de Dezembro, na CCDR Algarve e o SpeeDEL, um speak dating entre jovens europeus a estudar ou a trabalhar no algarve, no dia 25 de Setembro a partir das 18h no jardim do centro Ciência Viva do Algarve.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos