O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) viu aprovado financiamento para o seu projecto "Ver para Querer" (VpQ), um projecto de promoção da Literacia dos Oceanos, junto da comunidade da cidade de Lagos.
O projecto "Ver para Querer", a ser executado nos próximos dois anos, desenvolverá um conjunto de ferramentas audiovisuais construídas com os alunos, com a comunidade local e com cientistas, no sentido de promover o conhecimento e valorizar o mar que temos todos os dias perto de nós.
É um projecto inclusivo, tendo também previsto um concurso de Fotografia de sensibilização para a problemática do lixo marinho. Para fomentar os passeios à beira-mar de forma sustentável, este produzirá uma ferramenta interactiva com um percurso à beira-mar entre a Praia da Batata e a Praia da Dona Ana, sublinhando a necessidade da preservação do ambiente e da biodiversidade. Envolve ainda campanhas de promoção de desportos náuticos, formações e workshops.
Mas o VpQ «irá mais longe, apelando também à memória e evocando a história de um passado geológico que está gravado nas rochas, bem como o património natural dos nossos dias. Tem sido uma das nossas apostas, a promoção e valorização do Património Natural de Lagos e do Barlavento algarvio, o do presente e o do passado mais distante e, nesse sentido, este projecto é uma sequência lógica do que temos feito», declarou Luís Azevedo Rodrigues, Director Executivo do Centro Ciência Viva de Lagos.
Ainda nesta dimensão, será feito o apelo à memória dos mais velhos e sábios, que poderão contar como era o mar e a vida em torno dele, «num tempo em que eles andavam na escola, fazendo desta forma uma ponte entre gerações», acrescentou o Director do CCVL.
O projecto envolverá directamente a comunidade escolar de Lagos, tendo como parceiros a Escola Básica do Bairro Operário e a Escola Básica de Santa Maria, do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, e o Centro de Formação Desportiva (CFD) de Surf do Desporto Escolar, do Agrupamento de Escolas Gil Eanes.
Para Miguel Figueiredo, do Centro de Formação Desportiva de Surf, «o "Ver para Querer" permitirá operacionalizar e enriquecer o plano de actividades do CFD, proporcionando aos alunos vivências e aprendizagens no âmbito da literacia dos oceanos», em harmonia com a sua prática desportiva de eleição: o Surf.
O VpQ é financiado através do Programa Crescimento Azul, com uma dotação de 25 mil euros dos EEA Grants, mecanismo através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os estados-membro da União Europeia com maiores desvios da média europeia do Produto Interno Bruto per capita, como é o caso de Portugal.
Este projecto permitirá que o Centro Ciência Viva de Lagos e seus parceiros trabalhem para «uma Europa mais sustentável, competitiva e inclusiva».
Saiba mais aqui.