(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

CDS-PP Algarve Legislativas 2022: Comunicado de Imprensa (26/01/2022)

CDS-PP Algarve Legislativas 2022: Comunicado de Imprensa (26/01/2022)

   Poligrafámos algumas das propostas dos candidatos do PS Algarve aos Algarvios, nomeadamente as da área da Saúde com implicações orçamentais em 2022 ou seja, as que supostamente estarão no Orçamento que António Costa exibiu no debate desta campanha como a sua proposta aos Portugueses e, pasme-se, não existe orçamentado um cêntimo para qualquer uma delas!!! Por isso, a menos que seja um truque de magia, alguém está a iludir os Algarvios ou então todos os Portugueses!!!

Nesta campanha o PS Algarve apostou tudo na promessa de “Lançar a construção do novo Hospital Central e Universitário do Algarve”, tanto que no Semanário Barlavento encontramos o seguinte titulo “Jamila Madeira disse ontem em Faro que há condições para o Hospital Central no Algarve «avançar nos próximos meses» com António Costa.” Como somos curiosos fomos ver quais são as prioridades que António Costa inscreveu para os investimentos públicos na Área da Saúde em 2022 e lá encontramos a seguinte frase lapidar “Até 2023, iniciar-se-á a construção de novos hospitais centrais ou de proximidade, designadamente Lisboa Oriental, Seixal, Sintra ou Alentejo que se encontra em diferentes fases de maturação.”(pag. 300 (1º parag.) do Relatório Programas Orçamentais e Políticas Públicas Setoriais da Proposta de Orçamento do Estado 2022).

Para alem da construção do HCUA o programa eleitoral do PS para estas eleições legislativas também refere a modernização dos serviços hospitalares em Faro e Portimão, tais como a Medicina Intensiva, a Cirurgia Vascular, o diagnóstico e resposta AVC, a Neurocirurgia, a Cirurgia Pediátrica, o Serviço de Psiquiatria, entre outras e a criação de um novo Centro de Referência Oncológico e de um Centro de Procriação Medicamente Assistida o que verificamos é que não será seguramente em 2022 pois não existe qualquer verba inscrita na proposta de orçamento do PS que o permita. Importa também referir que o elevado passivo crónico com que o CHUA tem vivido durante os anos de Governo Socialista (por ex: o CHUA em 2020 terminou o seu exercício de com mais de 16 M€ de passivo: Dados da CGE 2020) também não permitirá acomodar qualquer esforço de investimento com verbas próprias nesta modernização. Também é referido o aumento do número de camas de reabilitação intensiva do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul e o reforço do número de camas de convalescença no Algarve. Mais uma vez verificamos que tal não acontecerá em 2022 pois também para este fim não existe qualquer verba inscrita na proposta de orçamento do PS. Pelas razões acima invocadas, também para este investimento, o CHUA terá de ter um reforço orçamental que não se vislumbra para a sua concretização.

E podíamos seguir por ai fora … e com facilidade se demonstrava a inconsistência das propostas socialistas para o Algarve, que até parecem ter sido rabiscadas à pressa para colocar no folheto de campanha. Exemplo disso é a inenarrável proposta de misturar a náutica de recreio e a indústria naval com o desporto motorizado, a saúde e o envelhecimento activo num suposto mix virtuoso para supostamente alavancar UMA ECONOMIA MAIS FORTE na região. Não é assim, nem pode ser assim, com propostas desgarradas que se planeia estrategicamente o futuro sustentável de uma região.

Para o CDS-PP o futuro do Algarve está na exploração sustentável das suas mais valias tradicionais, tanto em terra, como no mar, criando condições para a atração de capital privado, com a assunção de risco partilhado entre todos e, sobretudo, com a integração vertical das várias fileiras económicas em que decidirmos apostar criando mais e melhor emprego na região.

Basta de promessas vãs!!! Os candidatos do CDS-PP tudo farão para defender os Algarvios e para os retirar da invisibilidade, do esquecimento e do abandono a que tem sido votados pelo Parlamento e pelos sucessivos Governos!!! O investimento público nesta região, que tanto contribui para o PIB do país não pode ficar ao sabor de interesses conjunturais de este ou daquele partido e tem de ser um desígnio de todos os representantes eleitos pelo Circulo Eleitoral de Faro.

Se os outros candidatos não estão, nem tem estado, disponíveis para defender o Algarve então é hora dos Algarvios escolherem a DIREITA CERTA para os representar no Parlamento e no Governo de Portugal!!! Porque nós, assumimos o compromisso solene, de PELAS MESMAS RAZÕES DE SEMPRE tudo fazer pelo Algarve !!!

Agenda:

Quinta-feira, 27/01, em Lagos pelas (10:30) no Mercado Municipal seguido por Almoço com militantes e simpatizantes e Arruada pelo centro histórico, que antecederá a Conferência “Mar do Algarve: Esperança inadiável” que pelas (21:00) contará com a presença do ex-Deputado e exPresidente do CDS-PP, Dr. José Ribeiro e Castro, do CEO da Oceanic Motion, Dr. Paulo Serra Lopes, do Director do Jornal da Economia do Mar, Dr. Gonçalo Magalhães Collaço e do Cabeça de Lista do CDS-PP pelo Algarve, José Pedro Caçorino que assegurará a apresentação e moderação.

Sexta-feira, 28/01, em Portimão, pelas (10:30) visita ao Mercado Municipal e Arruada, (13:00) Almoço em Ferragudo, Lagoa com militantes e simpatizantes, pelas (15:30) passagem pela Mexilhoeira Grande e pela Figueira no concelho de Portimão, terminando a jornada com um passeio, ao Por do Sol, pelos passadiços de Alvor (17:00) onde daremos por terminada a campanha e selaremos, em directo pelas redes sociais, o nosso compromisso D’HONRA com o Algarve e os Algarvios!!!

  • PARTILHAR   

Outros Artigos