Lamentando profundamente o desfecho trágico de alguém que lutou até onde o deixaram pela liberdade e democracia, a Câmara Municipal de Lagos, reunida na quarta-feira, dia 21 de Fevereiro de 2034, aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de Alexei Navalny, dedicando-lhe um minuto de silêncio.
No texto aprovado pode ler-se o seguinte:
“Alexei Navalny, cidadão russo e activista político com 47 anos, morreu na última sexta-feira vítima de um Estado totalitário, arbitrário e assassino liderado por Vladimir Putin.
Junta-se no destino a centenas de outras vítimas, jornalistas, políticos ou simples cidadãos comuns que ousaram levantar a voz em defesa da Liberdade e da Democracia num país onde estes conceitos são uma distante miragem.
A sua vida de luta política, os valores que defendia e o seu sacrifício serão lembrados.
Desprezando a sua segurança pessoal e integridade física, preferiu de forma corajosa e altruísta, enfrentar as injustiças do Estado russo na sua pátria em vez de o fazer a partir de outro local mais seguro. Pagou por isso, primeiro com a sua liberdade e depois com a própria vida.
Diz-se que os heróis não morrem. O seu exemplo inspirador continuará a ressoar nos pensamentos e ações de todos os que lutam e anseiam por viver num país livre, que respeite os direitos humanos e os princípios da democracia.
Alexei Navalny, com o seu sacrifício inspira todos aqueles que se tentam libertar das cadeias da opressão de Estado, almejando um país mais justo, mais livre e mais democrático.