(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Assembleia Municipal de Lagos assinala os 111 Anos da Implantação da República e apresenta livro de Manuel Collares Pereira

Assembleia Municipal de Lagos assinala os 111 Anos da Implantação da República e apresenta livro de Manuel Collares Pereira

A Assembleia Municipal de Lagos assinala os 111 Anos da implantação da República em Portugal com a apresentação, no Algarve, do mais recente livro de Manuel Collares Pereira “Jeremias e o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento é público e realiza-se no dia 5 de Outubro de 2021, no Pátio do Centro Cultural de Lagos, pelas 15:30 horas.

.

Sobre Manuel Collares Pereira

É engenheiro electrotécnico e doutorado em Física, actualmente reformado. Foi professor em diversas instituições e investigador na área das Energias Renováveis. É o actual Presidente do Instituto Português de Energia Solar. Fundador do Centro para a Conservação de Energia e da Sociedade Portuguesa de Energia Solar.

Foi fundador e director científico de várias empresas na área da energia, assim como editor associado da Solar Energy (Elsevier). É o autor do livro “As Energias Renováveis: A Opção Inadiável (1998)” e de um grande número de publicações científicas. Foi proponente e coordenador de muito projectos nacionais e europeus, incluindo o actual programa Horizon 2020. Recebeu vários prémios, com destaque para o Heating and Cooling Award for Lifetime Achievement, da Agência Internacional de Energia.

.

A obra

Jeremias é um motorista de autocarro que trava conhecimento com um professor, passageiro habitual. Cresce uma amizade recíproca, que vai estender-se a uma sobrinha e ao namorado desta. Vão conversando sobre as alterações climáticas, o ambiente e a energia. Pouco a pouco vão percebendo a importância das escolhas que todos têm de fazer para se poder progredir rumo a um desenvolvimento sustentável.

Temas complexos, mas actuais, e conceitos fundamentais da física, da energia e do clima, que visam ficar a parecer simples e ao alcance de todos através das explicações vivas do professor, numa conversa com os interlocutores.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos