O movimento “A melhor pegada não deixa marca”, da EMARP, associou-se à atividade de educação ambiental para reforçar a importância de proteger a praia e os oceanos.
Durante a manhã de hoje, a Área Desportiva da Praia da Rocha foi palco da “Recicla Mania”, uma atividade de sensibilização ambiental dinamizada pela Sociedade Ponto Verde (SPV), em parceria com a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP).
A iniciativa, que tem como objetivo sensibilizar sobre a reciclagem, veio reforçar o mote da campanha de verão lançada pela empresa municipal “A melhor pegada não deixa marca”, sobre a importância de separar e depositar corretamente os resíduos, evitando que os mesmos terminem no aterro ou no oceano.
Durante a manhã, passaram pelos tabuleiros gigantes mais de 300 participantes, de várias colónias de férias, integrando os grupos das Férias Desportivas Municipais e das férias desportivas “Ensinar a sorrir”, dos agrupamentos de escolas da Júdice Fialho e Engº. Nuno Mergulhão.
A dinâmica da atividade consistiu em desafiar as crianças e jovens, os peões do jogo, a testarem os seus conhecimentos sobre a reciclagem à medida que avançavam pelas casas coloridas (verdes, azuis e amarelas) até chegarem à meta. As perguntas e respostas, com enfoque na importância de separar as embalagens, em qualquer momento e em qualquer lugar, destacaram a praia, um dos ecossistemas naturais, a ser preservado.
No final todos os participantes ganharam uma t-shirt do movimento “A melhor pegada não deixa marca” e um livro e lápis para colorir oferecido pela SPV.A iniciativa de verão da Sociedade Ponto Verde, com a presença da EMARP, é mais uma ação que tem como objetivo fomentar através da educação ambiental gerações mais conscientes e preparadas para proteger o ambiente.