Na reunião da Câmara Municipal de Lagos do passado dia 21 de Setembro, o Vereador da CDU, Alexandre Nunes apresentou a Proposta que se transcreve:
O nosso planeta enfrenta enormes desafios económicos, sociais e ambientais e é essencial que os Municípios sejam protagonistas na resposta a esses desafios. Lagos pode e deve dar o exemplo e tonar-se um Município mais sustentável e resiliente.
A procura de opções baseadas na sustentabilidade deve estar presente no nosso dia-adia e nas actividades do município e, como forma de valorizar e reconhecer este princípio pretende-se criar um normativo especifico de apoio ao movimento associativo que sistematize, estruture e incentive a instalação de sistemas fotovoltaicos nas associações e colectividades de desporto, cultura e recreio do Concelho de Lagos.
Além de incentivar ao uso de energias limpas, valorizando as boas práticas ambientais e de contribuir para a descarbonização do Concelho, possibilita a redução dos custos da factura paga pelo Movimento Associativo, contribuindo, deste modo, para uma maior sustentabilidade financeira das associações e colectividades.
Assim a Câmara Municipal de Lagos aprovou por unanimidade o seguinte:
1- Criar um programa específico de apoio ao Movimento Associativo Concelhio para a instalação de sistemas Fotovoltaicos.
2- Elaborar um regulamento Municipal que defina as regras de apoio para instalação de sistemas fotoeléctricos nas associações e colectividades de desporto, cultura e recreio do Concelho de Lagos.
Com esta proposta foi dado mais um contributo para um combate efectivo às alterações climáticas e à diminuição da factura energética