(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

AlgFuturo assinala o dia Mundial da Água, referindo o contributo que tem dado e apelando à poupança e medidas em tempo útil

AlgFuturo assinala o dia Mundial da Água, referindo o contributo que tem dado e apelando à poupança e medidas em tempo útil

1. Como é público, a AlgFuturo por si própria, no presente, e histórico dos seus dirigentes, tem assumido um papel relevante de cooperação, reflexão e propostas para ajudar a resolver a problemática da água no Algarve. Tem actuado em diversas frentes, com especial dimensão na proposta do reforço do abastecimento com água do Guadiana, em concreto a partir do Pomarão, com conduta de ligação à barragem de Odeleite, obra já em curso (anexa-se recorte do jornal com intervenção de José Vitorino, na Assembleia da República há 41 anos). Importante também a reunião recente com o Conselho de Administração das Águas do Algarve e a participação hoje, no Seminário promovido pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

2. Ao comemorar-se o Dia Mundial da Água, a AlgFuturo expressa, em primeiro lugar, o pensamento práctico de que a água é vida humana, e um bem essencial à humanidade. Comemorar este dia é pensar nos que, estando privados dela por causa de uma guerra cruel, e desnecessária morrem na Ucrânia e por tantos milhões em todo o mundo que não a têm, ou que, tendo-a, não é potável. E outros tantos sem saneamento básico. É constatar a poluição e alterações climáticas que atacam o ambiente e o Planeta Terra de uma forma drástica. E, sem ir mais longe, é o nosso Algarve e a aflição que temos quando as barragens estão a menos de 50% da capacidade e a da Bravura apenas a 15%, num terrível ano de seca. É acordar em cada dia aterrorizados, perante a eventual falta para o consumo habitacional, turismo, rega das culturas e demais fins.

3. Por isso, neste dia, para a União Empresarial do Algarve, é preciso interiorizar estes dramas e em consequência, actuar em duas dimensões: - Poupar o máximo, seja no consumo directo seja nos diferentes usos. -Tomar medidas para reforço do abastecimento em tempo útil, saudando as medidas previstas no PRR e que estão em fase de execução e equacionando outras assentes num planeamento estratégico de consumos/ abastecimentos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos