(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

A DRAP Algarve marca presença na VIII Feira da Dieta Mediterrânica, com um programa alargado de actividade

A DRAP Algarve marca presença na VIII Feira da Dieta Mediterrânica, com um programa alargado de actividade

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), enquanto membro da Comissão Organizadora da Feira, promove nesses dias diversas actividades, de entre as quais se destaca a Visita às Coleções de Fruteiras Tradicionais do Algarve, aberta a toda a comunidade, e que este ano marca o início do certame, no dia 8 de Setembro pelas 9h45, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT).

Estas colecções caracterizam-se de elevado interesse patrimonial e cultural, pois para além da maioria serem únicas no pais, são representativas da paisagem típica algarvia e logo do imaginário associado à Dieta Mediterrânica.

Será a oportunidade de divulgar junto dos visitantes o trabalho de prospecção, preservação e caracterização desenvolvido pelos técnicos da DRAP Algarve na última década e meia, constituindo-se este repositório numa verdadeira “Arca de Noé” da biodiversidade agrícola.

De seguida os interessados poderão visitar a exposição “Alfarroba - Memórias de uma Vida”, patente no edifício sede do CEAT, espólio cedido pela Direcção Regional de Cultura do Algarve e Museu Municipal de Faro. A mesma, apresenta um conjunto de fotografias da autoria de Luisa Melão, que retratam a fábrica de transformação de semente de alfarroba da empresa Industrial Farense, única no pais.

Nesse mesmo dia, pelas 14h30, realizar-se-á também no CEAT um Seminário sob o mote “Saúde, Alimentação e Dieta Mediterrânica” organizado conjuntamente pela DRAP Algarve, CCDR Algarve e o Município de Tavira.

O seminário em questão, cujo programa se encontra disponível AQUI, focará temas de relevante interesse no âmbito da Dieta Mediterrânica, entre os quais “os principais Desafios para Proteger a Saúde”, a “Longevidade no Séc. XXI” e a divulgação do “Projecto MEDITA”, contando com a participação dos oradores: Pedro Graça, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Sandra Pais, do Algarve Biomedical Center, José Coucelo, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Maria Palma Mateus, da Universidade do Algarve, Teresa Sancho, da ARS - Algarve, António Marreiros e Luis Cabrita, da DRAP Algarve.

Devido a questões logísticas, aconselha-se a inscrição prévia para o seminário. -AQUI

Ainda no âmbito do programa da Feira, irá realizar-se no dia 9 de Setembro (sexta-feira) uma mesa redonda sobre o tema “Sustentabilidade Alimentar”, organizada pela CCDR Algarve, DRAP Algarve, Município de Tavira, DECO e Associação Portuguesa de Nutrição.

Durante os dias da Feira, a DRAP Algarve estará representada também com um Stand Institucional no recinto do evento e em demonstrações culinárias apresentadas no Mercado da Ribeira, pela Escola de Hotelaria e Turismo de V.R.S.A. e pela Associação INLOCO, que terão como base as conservas “Saborear o Algarve”, desenvolvidas no âmbito de um projecto coordenado pela DRAP Algarve e financiado pelo Mar2020.

Consulte o programa das atividades previstas para o dia 8 de Setembro no CEAT: https://www.drapalgarve.gov.pt/images/destaques/programa.pdf

Consulte o Programa completo da Feira da Dieta Mediterrânica em: https://cm-tavira.pt/site/3d-flip-book/programa-feira-dieta/

Legenda da Imagem:

1. Programa do Seminário "Saúde, Alimentação e Dieta Mediterrânica”

  • PARTILHAR   

Outros Artigos