(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

12.ª edição do Programa "Geração Depositrão": Distrito de Faro no TOP nacional de recolha de REEE/RP&A

12.ª edição do Programa "Geração Depositrão": Distrito de Faro no TOP nacional de recolha de REEE/RP&A

Ano Novo, nova imagem e resultados que superam as expectativas na 12.ª edição do projecto Geração Depositrão, o maior programa de sensibilização ambiental do país, que visa (in)formar crianças, jovens e população em geral acerca da importância do adequado encaminhamento de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A).

Em funcionamento consecutivo há treze anos, esta campanha é fruto de uma parceria entre a ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos e o Programa Eco-Escolas (ABAE), com o objectivo de estimular a entrega de destes resíduos nas escolas e entidades parceiras, garantindo o seu tratamento, descontaminação e reciclagem.

No ano lectivo 2019/2020, as escolas e entidades portuguesas que participaram nesta edição da "Geração Depositrão" recolheram cerca de 385 toneladas de REEE e 15 toneladas de RP&A, fechando o programa com a recolha de cerca de 400 toneladas, considerando um total de 427 pontos de recolha em todo o país, o que se traduz no peso médio de recolha equivalente a mais de 900 quilogramas. Anualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais 420 mil alunos e cerca 42 mil professores de todos os níveis de ensino.

O distrito de Faro foi responsável pela recolha de cerca de 13 toneladas de REEE e pilhas, destacando-se a acção da escola EB1 de Cabanas de Tavira. Este estabelecimento de ensino foi vencedor nos dois critérios de avaliação das recolhas a nível nacional, com mais de 12 toneladas de resíduos recolhidos, cerca de 300 quilogramas por aluno. Note-se que Faro é um dos distritos que marca presença no TOP nacional e que esta escola já é residente na lista nacional de vencedores há mais de dez anos consecutivos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos