O CL visitou as excelentes instalações da Lagos em Forma onde decorrem os treinos da Selecção Nacional de Natação Sincronizada, rumo à possível participação nos Jogos Olímpicos. Tivemos o privilégio de conversar junto à Piscina com a simpática selecionadora Sylvia Hernández e as brilhantes atletas Bia Gonçalves, Sheila Morais e Kika Fonseca que representam a nossa bandeira com brio e disciplina nesta modalidade.
Reportagem Exclusiva e Inédita na Edição 343 · MAIO 2019
Correio de Lagos - Em termos de interesse pessoal se alguém quiser saber mais sobre si o que diria?
Sylvia Hernandez - Sou de nacionalidade espanhola, nasci em Madrid e trabalhei como atleta e treinadora acrobática e sincronizada, tenho licenciatura e doutoramento em alto rendimento desportivo. Tive uma espécie de loucura pelo mundo do Surf e mar que já vinha do meu pai, viajei pelo mundo em busca das melhores ondas. Tentei combinar os meus estudos com a natação sincronizada e acabei por trabalhar com a equipa nacional da Suíça durante 7 anos, depois a equipa espanhola durante 4 anos. Entretanto, conheci um homem e vim viver para o Algarve, foi o meu primeiro professor de Surf Belga no ano de 2000, foi então que decidi ficar a morar em Vila do Bispo. Vim viver num país novo e quero aprender a Língua e Cultura.
CL – Como surgiu a sua integração na Federação Portuguesa Nacional?
SH - Fiz uma proposta à Federação Portuguesa de Natação e aceitaram. Nos dois primeiros anos do ciclo Olímpico observei a situação da modalidade ao nível dos clubes com os respectivos treinadores e atletas dos diferentes escalões. Agora nos últimos dois anos estamos focados no projecto Olímpico, pretendemos desenvolver todas as condições e nível de treino equivalente às 6 equipas e 22 atletas que dispõem de Centros de Estágio com vários técnicos e 10 horas de treino por dia . O que pretendemos é estar o mais perto possível de uma participação nos Jogos Olímpicos
CL- Porquê Lagos para o treino da Selecção Nacional de natação sincronizada?
SH- Estamos a estagiar em diversos locais, mas o dueto principalmente vem para aqui pois o ambiente em Lagos é muito bom para as atletas, não estamos isolados: Elas são jovens, e é muito importante terem mais algo de vida. As piscinas e instalações são adequadas à prática da modalidade e funcionam muito bem, temos condições espectaculares com todas as possibilidades que pretendemos, e também é perto de onde moro.
CL-O treino para a modalidade é muito exigente?
SH-Trabalhamos muito a técnica e feedback vídeo, 4 a 5 horas por dia , num total extra o treino totaliza 8 horas
CL- Como surgiu a sua Paixão por a Natação Sincronizada?
SH- Por acaso surgiu desde que vi uma pelicula de Esther Williams quando era pequena. É água que eu adoro, eu nasci e antes de caminhar já estava a nadar, este desporto é muito completo com música e dança dentro de água.
CL-As coreografias são desenvolvidas por quem?
SH - As coreografias são feitas com a treinadora, mas com a participação activa das atletas que devem gostar do que estão a fazer para o poderem demonstrar na água. É importante colaborarmos com uma coreógrafa de renome internacional pois é bom em termos de experiência, bem como para a reputação do desempenho da actuação.
CL-O que acha que poderia ser desenvolvido na Natação Sincronizada em Portugal?
SH-O nível de treinos nos clubes poderia ser mais desenvolvido com inclusão das disciplinas paralelas, ou seja, a acrobacia, o Ballet…No entanto, tem vindo a crescer o número de participantes bem como os resultados nacionais e internacionais nos últimos 5 anos. Era muito importante haver uma interligação com as escolas para a formação das crianças para a modalidade.
CL- Uma mensagem que gostava de transmitir para quem não conheça a modalidade?
SH - Este desporto transmite aos seus praticantes um rigor e disciplina que na vida e nos estudos se reflecte em bons resultados. São comprometidos e dedicados, bons estudantes e conseguem alcançar a vida e cumprir os seus objectivos com muito mais força.
CL-Para além deste desporto, também pratica Surf de Competição?
SH-Competição não, é uma modalidade um bocado injusta pois são necessários muitos recursos para competir, mas adoro estar na água e surfar.
CL – Já agora, qual a sua praia preferida?
SH – Existem muitas praias bonitas, mas a minha praia favorita é Ponta Ruiva (Vila do Bispo), por causa das ondas.
CL- A morar há 7 anos em Portugal, quais são as coisas que lhe despertam mais interesse em Vila do Bispo?
SH- A comida, especialmente o peixe que é espectacular, e as pessoas em Vila do Bispo onde somos sempre bem vindos. Sinto-me em casa. “É muito bom termos vários profissionais aqui em Lagos a trabalhar para melhorar a Natação Sincronizada em Portugal.”
CL-Quando é a próxima competição?
SH-Vamos para a copa da Europa em São Petersburgo no dia 8 de Maio que já é uma primeira fase de qualificação para os Jogos Olímpicos, World League com oito paragens e vamos participar em duas. Para finalizar a época em Julho, temos o Campeonato Mundial na Coreia. Teremos de melhorar a pontuação, se conseguirmos finalizar a época com 75 pontos seria muito bom. Com o estágio em Lagos, as horas de treino, as condições da piscina e complexo desportivo de Lagos, a acrobática de Lagos, o clube de natação de Lagos e a escola de Ballet que estão todos a participar, esperamos melhorar o nosso desempenho. É muito bom termos vários profissionais aqui em Lagos a trabalhar para melhorar a Natação Sincronizada em Portugal.
“Sereias em águas Lacobrigenses”
O CL em conversa com as representantes de Portugal em Natação Sincronizada, as duas atletas Bia Gonçalves e Sheila Morais, interromperam o seu árduo treino, para deixar uma mensagem clara de comprometimento e dedicação ao desporto. As atletas quando questionadas se estão reunidas as condições para a modalidade evoluir e chegarem ao patamar que desejam, respondem a uma só voz “ Achamos que agora sim , vamos trabalhar concentradas, temos o apoio da federação, a selecionadora está focada no nosso treino e as condições são excepcionais.”
A atleta Maria Beatriz Gonçalves, 19 anos, pratica há 11 anos, e menciona “ o nosso objectivo é tentar ir aos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020, estamos a trabalhar para isso”. Já Sheila , 20 anos, pratica a modalidade há 9 anos e refere “ o nosso foco total são os jogos olímpicos, esta época o objectivo é o campeonato do mundo na Korea”. As duas deixam um apelo claro aos jovens para a prática da natação sincronizada, “É uma modalidade muito bonita e completa e deviam experimentar”.