(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Projeto Clube de Jovens de Faro em franca expansão

Projeto Clube de Jovens de Faro em franca expansão

Meio ano de Clube de Jovens de Faro significa muitas dezenas de crianças e jovens e centenas de transformações.

O Projeto Clube de Jovens de Faro, dinamizado pela Sê Mais Sê Melhor e financiado pelo Prémio BPI | Fundação “La Caixa” Infância 2022, fez 6 meses e tem o prazer de anunciar que se encontra em franca expansão em termos da sua intervenção, mantendo o foco na missão contínua de apoiar a comunidade local. Até setembro de 2023 mais de 70 crianças e jovens do concelho tiveram oportunidade de usufruir de centenas de horas de atividades gratuitas e personalizadas para as suas necessidades.

O concelho de Faro enfrenta desafios significativos no que diz respeito à inclusão social e escolar de crianças e jovens provenientes de contextos desfavorecidos ou de risco, como seja de bairros sociais, imigrantes, refugiados, etnia cigana, Necessidades Específicas, entre outras. Questões como o acesso a metodologias de educação específicas e personalizadas, a falta de recursos familiares, ausência de resposta acessível para as famílias mais desfavorecidas, acentuadas disparidades socioeconómicas e situações de discriminação são obstáculos que afetam gravemente o desenvolvimento destas gerações.

Para fazer face a estas situações, o Clube de Jovens de Faro, com o apoio do IPDJ, do Município de Faro e da Junta de Freguesia de Faro tem-se transformado num pilar fundamental na luta contra essas desigualdades.

Através de um horário ampliado de atuação o projeto permite colmatar as necessidades de crianças e jovens até às 20h horas, sublinhando-se a retirada destas crianças de situações de negligência por ausência de um adulto de referência. Diariamente o clube tem uma equipa técnica e voluntária especializada e disponível, que utiliza metodologias e atividades personalizadas para alcançar objetivos de desenvolvimento e aprendizagem específicos para cada criança, através da arte, desporto, cidadania, gamificação e apoio individualizado. O trabalho com as crianças e jovens é fortificado pela intervenção com as famílias para uma parentalidade mais positiva, oferecendo orientação e recursos para melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de desvantagem.

Todas estas conquistas foram possíveis graças ao estabelecimento de colaborações significativas com empresas locais, organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino, ampliando as oportunidades de crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens atendidos.

O Clube de Jovens continua a comprometer-se com a melhoria das condições de vida e educação das crianças e jovens desfavorecidos em Faro. Para o futuro, planeamos expandir nossos esforços, fortalecer parcerias e promover a inclusão social e escolar de ainda mais crianças.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos