(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Diretor do Centro Ciência Viva de Lagos vai para os Açores

Diretor do Centro Ciência Viva de Lagos vai para os Açores

Diretor do CCVL, Luís Azevedo Rodrigues, leva Inovação Digital aos Açores com “Uma Aproximação Digital” no âmbito da iniciativa nacional “Hoje Quem Manda Sou Eu”.

Uma semana de formação em Comunicação de Ciência e Tecnologias Digitais no Expolab, culminando com a palestra “Dinossauros: Novas Técnicas, Velhos Mitos”.

.

.

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL), por intermédio do seu Diretor, Luís Azevedo Rodrigues, anuncia uma colaboração inovadora com o Expolab – Centro Ciência Viva dos Açores. De 8 a 12 de Novembro de 2023, esta parceria estratégica visa explorar as fronteiras da divulgação científica e da educação digital, integrada na iniciativa nacional “Hoje Quem Manda Sou Eu”.

Uma Simbiose de Conhecimento e Tecnologia

As formações intensivas, conduzidas por Luís Azevedo Rodrigues, destinam-se a imbuir as equipas do Expolab e da Rede de Centros de Ciência dos Açores com conhecimentos avançados em comunicação científica e integração tecnológica.

Esta iniciativa, organizada pela Agência Ciência Viva, acontecerá em todo o país nos dias 9, 10 e 11 de novembro e é uma celebração da importância da Rede de Centros Ciência Viva. Durante três dias, diretores de diferentes Centros trocarão de comando, trazendo programas inovadores que desafiarão as equipes de cada Centro Ciência Viva e proporcionarão experiências únicas e inspiradoras aos visitantes.

Atividades Formação

Formação em Comunicação de Ciência e AI: Workshop sobre a aplicação de Inteligência Artificial em ambientes educativos e o uso de ferramentas digitais para envolver diferentes públicos.

Produção de Modelos 3D e Fotogrametria: Sessões práticas sobre a criação de modelos tridimensionais, uma técnica que o CCVL tem vindo a aperfeiçoar ao longo dos anos, e que agora partilha com o Expolab.

Percursos Virtuais 360º: Apresentação de registos esféricos que permitem visualizações completas de espaços e áreas, enriquecendo a experiência de visitantes e alunos com camadas de informação adicional.

Evolução e Conservação da Biodiversidade: Participação no Visible Ape Project, com a produção de modelos 3D para uso educativo e divulgação científica, enfatizando a conexão entre humanos e outros primatas.

,

Palestra para a Comunidade

.

.

A palestra “Dinossauros: Novas Técnicas, Velhos Mitos”, destinada ao público juvenil e familiar, promete desvendar curiosidades dos dinossauros do Jurássico e do Cretácico e introduzir as mais recentes técnicas científicas de estudo dos dinossauros, com a exploração dos conceitos de evolução, tempo geológico e extinção.

Igualmente são abordadas a influência na cultura popular dos dinossauros e da Paleontologia no cinema, arte, literatura, música ou mesmo na publicidade.

Entrada livre, sábado 11 de Novembro – 15h

  • PARTILHAR   

Outros Artigos