A Câmara Municipal de Lagos está a preparar a abertura de concurso para dar continuidade à contratação de serviços de vigilância humana destinados às escolas básicas do 2.º e 3.º ciclos, secundárias e Espaço Jovem.
Esta aposta insere-se no quadro de competências do município em matéria de Educação, complementando a colocação do pessoal não docente.
O novo contrato, a formalizar após a devida aprovação dos encargos plurianuais pela Assembleia Municipal e o desenvolvimento do procedimento concursal aplicável (concurso público com publicação no Jornal Oficial da União Europeia), terá um valor máximo de 434 mil euros e uma vigência de 3 anos, abrangendo as duas escolas básicas de 2.º e 3.º Ciclos (Escola das Naus e Escola Tecnopolis), as duas escolas secundárias (Gil Eanes e Júlio Dantas) e o Espaço Jovem, equipamento municipal que acolhe em permanência as actividades de várias associações culturais residentes, assim como projetos municipais na área da juventude, formação, lazer e saúde. Estes profissionais terão como missão regular as entradas e saídas de pessoas dos recintos escolares e dissuadir comportamentos disruptivos.
Merece referir que esta solução foi primeiramente implementada pelo município nas escolas de 2.º e 3.º ciclos, merecendo boa aceitação e avaliação por parte dos agentes educativos, tendo sido alargada às escolas secundárias.