17/09/2020
Medidas adoptadas para prevenção e controlo da infecção por SAR-COV-2 (vírus da COVID 19)
De forma a prevenir e controlar a COVID-19 foram adoptadas as seguintes medidas nos transportes escolares, em consonância com as orientações da autoridade local de saúde :
- O transporte de crianças será efectuado por ciclos: pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário. Em circunstância alguma poderá haver transporte comum de alunos de ciclos diferentes.
- É obrigatório o uso de máscara, cirúrgica ou certificada, pelos motoristas, vigilantes e alunos dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário.
- É obrigatória a desinfecção das mãos de todos os alunos, com solução antissética à base de álcool, à entrada e saída da viatura.
- Aquando da entrada na viatura, os alunos deverão começar por ocupar primeiramente os lugares posteriores, devendo cada aluno ocupar sempre o mesmo lugar.
- No caso em que as viaturas têm duas portas a entrada far-se-á pela porta da frente e a saída pela porta de trás.
- A saída das viaturas será efectuada da parte anterior para a parte posterior da viatura.
- Apenas serão transportados os alunos que se desloquem directamente da escola para o transporte.
- Se durante o período de espera se verificarem sintomas sugestivos de COVID (nomeadamente tosse, febre e/ou dificuldade respiratória) não será efectuado o transporte do aluno com sintomas, devendo ser imediatamente contactado o responsável de educação.
- Se durante a viagem se verificarem sintomas sugestivos de COVID, o aluno será transportado para a escola. Chegada à escola serão activados os procedimentos definidos pela escola para actuação perante casos suspeitos.
Consulte aqui o Plano Municipal de Transporte Escolar.