(Z1) 2025 - XII Festival dos Descobrimentos

Filme de formanda da ETIC_Algarve conquista prémio de Melhor Atriz no Reino Unido

Filme de formanda da ETIC_Algarve conquista prémio de Melhor Atriz no Reino Unido

A curta-metragem “Faisão”, realizada por Beatriz Silvestre, formanda do curso de Realização, Cinema e TV 23|25 da ETIC_Algarve, venceu o prémio de Melhor Atriz no First Frame Film Festival, realizado nos dias 11 e 12 de Abril, em Leicester, no Reino Unido. A distinção foi atribuída à protagonista Nicole Ribeiro, cuja performance emocional e simbólica se destacou entre dezenas de projetos internacionais.

Este prémio não só reforça o talento individual dos formandos, como confirma o impacto da abordagem pedagógica da ETIC_Algarve, que alia formação técnica intensiva, liberdade criativa e colaboração multidisciplinar, entre os formandos do Curso de Realização, Cinema e TV, e Myllena Ferreira do Curso Design de Comunicação e Multimédia 23|25 que criou a imagem do Cartaz.

Para Nuno Ribeiro, Diretor Pedagógico da ETIC_Algarve “ “Este prémio mostra o que de melhor se faz quando talento, formação prática e liberdade criativa se encontram. A Beatriz e o seus colegas do Curso Realização, Cinema e TV conseguiram em equipa representar a força transformadora do ensino criativo. Esta vitória honra o nosso compromisso com uma formação que prepara para o mundo real, com arte, com alma e com impacto.”

A Curta-Metragem ”Faisão” foi criada no âmbito do módulo de Projeto Final do 1.º ano, uma etapa fundamental nos cursos técnicos da ETIC_Algarve, onde os formandos são desafiados a aplicar todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula num projeto realizado pelos mesmos.

A Beatriz Silvestre foi a responsável pela realização, argumento e montagem, desta curta- metragem conduzindo uma equipa onde integraram os seus colegas de curso, o que refletiu num trabalho em equipa onde se destacou a maturidade artística, consciência social e domínio técnico.

Esta curta-metragem é uma poderosa metáfora visual sobre o abuso feminino, utilizando a imagem do faisão, uma ave exótica, bela e constantemente caçada. Um simbolismo da exploração e violência enfrentada por tantas mulheres ao longo da história.

“Caça ao faisão” é uma metáfora que relaciona a figura feminina com uma vida predestinada, como a da ave que encanta pela beleza, mas vive sob o risco da captura e da morte. O filme denuncia esta realidade num registo poético e profundamente emocional.”
Explica Beatriz Silvestre, formanda do curso Realização, Cinema e TV 23|25.

O papel principal foi interpretado por Nicole Ribeiro, formada em Acting pela University of Central Lancashire, que assumiu o papel do “faisão” numa performance dura e emocional.

O First Frame Film Festival é promovido pela Leicester University, uma das instituições de referência no ensino superior britânico. A edição de 2025 foi dedicada ao tema “Earth & Nature”, desafiando os participantes a explorar a relação entre o ser humano e o planeta, com foco em questões sociais, ambientais e existenciais.

A exibição do “Faisão” no Attenborough Basement University Film Theatre, ao lado de obras de todo o mundo, e a sua premiação final, destacam a qualidade, relevância e sensibilidade artística da formação proporcionada pela ETIC_Algarve.

ETIC Algarve

  • PARTILHAR   

Outros Artigos